Na noite de ontem, terça-feira (12), a Câmara de vereadores aprovou a criação da Frente Parlamentar de Segurança Pública formada por vereadores representando as seis bancadas do Legislativo são-pedrense. A criação da FP, que será presidida pelo vereador Kiko Panciera (Progressistas), é uma das ações previstas no “Movimento São Pedro Mais Seguro”, coordenado pelo ver. Kinha (PL), que busca ampliar a proteção e a tranquilidade aos moradores do município.
“A iniciativa deste movimento é fruto de uma união de esforços entre o prefeito Fernando e a Mesa Diretora da Câmara, nós como secretário, o presidente, ver. Eduardo Serdotti e o ver. Kiko, vice-presidente. Estamos buscando melhorar as condições de trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil. Não iremos mais aguardar pelo Estado, ou a gente começa a agir com ações concretas ou com o tempo a bandidagem avança, nossas perdas serão maiores e mais difícil o controle da criminalidade”, salienta o ver. Kinha.
Ainda de acordo com o coordenador, além da criação da FP na Câmara, que irá debater, propor e buscar soluções relacionadas ao enfrentamento mais eficaz aos crimes, será feito o cercamento eletrônico com a instalação de câmeras de última geração nas entradas da cidade e em localidades do interior para o combate ao abigeato e furtos em propriedades rurais. “A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil e a Brigada Militar terão acesso as imagens em tempo real, tanto na cidade, onde todo o veículo que acessar a área urbana, será filmado e terá sua placa fotografada pelo sistema, como em regiões do interior. Esta medida irá auxiliar na identificação de criminosos e na produção de provas”, afirmou.
Outro investimento será a aquisição de drones de longo alcance com visão noturna e recursos amplos de zoom. “Estas ferramentas tecnológicas são um pedido da Polícia Civil e Brigada Militar e já estão garantidas. A Mesa Diretora e o prefeito Fernando se reuniram e definiram pela compra de dois drones, um para cada corporação. Iremos usar recursos da Câmara, que serão repassados para a prefeitura, que por sua vez repassará ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública para adquirir os equipamentos”, informou Kinha.
O Movimento São Pedro Mais Seguro prevê ainda a integração de câmeras de videomonitoramento de moradores com a Brigada Militar e outras ações, como palestras de orientação em escolas. O lançamento do programa está previsto para as próximas semanas, com o apoio de entidades e empresas locais.
