A votação da Consulta Popular 2024 teve início às 7h desta segunda-feira (2/12). Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais. Os canais estarão abertos até às 23h59 de sexta-feira (6/12).
Em São Pedro do Sul, entidades e grupos estão mobilizados em duas propostas das cinco propostas: Castração de cães e gatos para animais em situação de rua ou de famílias inscritas em programas sociais e Elaboração do Plano Diretor Municipal para cidades com menos de 20 mil habitantes.
“Eu estarei convidando a todos para votarem na proposta de castração, pois sabemos que a causa está sempre clamando por recursos! E precisamos uma sequência de castrações sendo realizadas para que o problema de maus-tratos e abandono diminua”, defende nas redes sociais a moradora Elisa Stein, defensora da causa animal.
Para votar, a população de São Pedro tem a disposição o link e também vários locais onde poderá indicar sua proposta: Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, ACI, Cooperagro, Coomat e Emater.
Como participar
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
Consulta Popular
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como o mecanismo participativo que colabora para a definição de prioridades do Orçamento Estadual. Em 2024, foram recebidas 1.120 sugestões de projetos pela população, alta de 31% em relação ao ano anterior.
”