Desde os tempos de juventude até a melhor idade, nos encontros com os amigos, em festas e bailes, a música sempre esteve presente na vida do casal Maria Luiza Fernandes Ebling, 84 anos e Emílio Osvino Ebling, mais conhecido como Mico, 86 anos. Emílio cantando e tocando sua gaita e Maria o agbê (instrumento de percussão) participam de muitas festividades, como por exemplo, os encontros da terceira idade realizados em São Pedro do Sul.
Entre os cantores preferidos e que estão no repertório da dupla estão Teixeirinha, Gildo de Freitas e Tonico e Tinoco. E tem uma música que não pode faltar nas apresentações, conhecida como “A história do meu casamento”. Mico não recorda de quem é a autoria e nem o intérprete original da música que aprendeu ainda na juventude. Em compensação, sabe a letra de cor até hoje. “Eu comecei a cantar e tocar gaita com 16 anos, nos aniversários dos vizinhos e aí qualquer assobio o pessoal já estava dançando. Faz quase cinquenta anos que toco essa música. Um amigo que me deu a fita com a gravação dela e eu aprendi”, recorda.
A composição conta a história de um gaúcho sem sorte, da “véia” que seria a sua esposa e dos seus 10 filhos. E foi essa a música escolhida durante um encontro de amigos, para a gravação de um vídeo em que Mico canta e toca gaita. O material posteriormente foi publicado nas redes sociais e viralizou.
No dia 12 de setembro de 2022 foi feita a primeira publicação do vídeo no Facebook. E de acordo com a página “Amigos da Música”, onde a gravação foi compartilhada, ela contabilizou até esta sexta-feira (12), 4,6 milhões de visualizações.
O vídeo continua sendo compartilhado, como ocorreu recentemente em uma publicação da página “Teixeirinha O Cantador do Rio Grande“, alcançando 186 mil visualizações e 395 compartilhamentos.
Sobre o sucesso do vídeo, Mico afirma que não esperava que teria tanta repercussão.”Eu não imaginava, foi uma surpresa muito grande”, afirma ele.
Confira a aqui o vídeo da música interpretada por Mico.
Por Andressa Scherer Tormes