A chuva acumulada em São Pedro do Sul na região central do Rio Grande do Sul, de janeiro a maio, superou a média anual de precipitação pluviométrica no município, que gira de 1 600 mm a 1 700 mm.
De acordo com a Emater, nestes cinco primeiros meses do ano choveu 1.812 mm na cidade, sendo em janeiro 107 mm, fevereiro 230 mm, março 241 mm, abril 575 mm e maio 658 mm.
O índice pluviométrico registrado somente nos meses de abril e maio, 1 233 mm, provocou grandes estragos no interior. De acordo com o secretário de Obras, Reinaldo Lucas, estradas foram prejudicadas e pontes foram obstruídas devido à intensa chuva e às enxurradas.
“Temos cerca de 1.600 quilômetros de estradas no interior com a maioria dos trechos precisando de recuperação”, salienta o secretário.
Ainda de acordo com Reinaldo Lucas, até o momento, de cerca de 20 pontes danificadas, 12 foram recuperadas. “Estamos viabilizando o ir e vir dos moradores, priorizando a recuperação dos piores trechos, de bueiros, locais com “borrachudos” (solo muito úmido) e onde a chuva criou valetas nas estradas”, disse.