Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Geral

PGE notifica a prefeitura de São Pedro do Sul sobre a suspensão das aulas presenciais

De acordo com a procuradora do Município, enquanto o número de contaminações não baixar, a administração municipal manterá o entendimento de que as aulas presenciais deverão se manter suspensas.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) notificou segunda e terça-feira (24 e 25/5) 43 municípios sobre o descumprimento do Decreto Estadual 55.882/2021, que prevê que autoridades estaduais ou municipais não poderão determinar indiscriminadamente o fechamento total de instituições de ensino e das atividades presenciais de educação. As prefeituras têm 48 horas para comprovar ao Gabinete de Crise do governo do Estado as medidas para ajustar suas normativas às regras estaduais.

De acordo com a PGE, a suspensão total de aulas presenciais de educação fere o artigo 17, § 4º, inciso II, do Decreto 55.882/2021, que veda o fechamento total dessas atividades, incluindo os estabelecimentos educacionais públicos e privados. O artigo prevê que as autoridades estaduais ou municipais não podem determinar o indiscriminado fechamento total de instituições de ensino ou ainda inviabilizar, de qualquer modo, a realização de atividades educacionais presenciais.
Para a PGE, a suspensão sob o pretexto de preservar o direito à saúde e à vida da comunidade escolar acaba por desarticular uma rede de proteção social estruturada em favor dos menores, suspendendo, também, outros serviços organizados em rede por meio da escola, tais como alimentação e apoio psicossocial, agravando o quadro de vulnerabilidade social em que se encontram as crianças mais carentes.
Com posição divergente do governo gaúcho no assunto, a Famurs enviou orientação aos municípios, nesta terça-feira, defendendo a tese de que os prefeitos têm autonomia para decidir sobre suspensão de aulas. Diz, ainda, que a postura do Executivo estadual é de ameaça.

“A Famurs, entidade que congrega os 497 municípios do Rio Grande do Sul, declarou em nota “estar sendo negativamente surpreendida com as ações e declarações de autoridades estaduais acerca da posição de regiões e de municípios que mantiveram as aulas presenciais momentaneamente suspensas. Os entes municipais são autônomos para adotarem medidas mais cautelosas no trato com a pandemia. O Estado não pode continuar governando por decretos, acrescidos de portarias de secretarias e, mais recentemente, por meio do pomposo nome ‘Enunciado Interpretativo”, diz a nota.
De acordo com a procuradora do Município, Mariane Braibante Pereira, a prefeitura enviará à Procuradoria Geral do Estado um estudo técnico, contendo a evolução dos dados da Covid-19 na cidade, as internações hospitalares e o consequente esgotamento da rede pública de saúde.
“O atual cenário deixa evidente que, neste momento, não há possibilidade de retorno das aulas presenciais. Este é o pior momento da pandemia no Município, e enquanto o número de contaminações não baixar, a administração municipal manterá o entendimento de que as aulas presenciais deverão se manter suspensas”, disse Mariane.
A situação será pauta da reunião com o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE), agendada para sexta-feira, dia 28, quando será deliberado sobre o retorno ou não das aulas presenciais na rede pública municipal.

[ID do metacontrolador=”6167″]

Leia também

Geral

Apesar de a pesquisa ter apontado que o brasileiro conhece a doença, ainda há desconhecimento sobre como ela se desenvolve e suas formas de...

Geral

A medida provisória define como prazo limite o dia 31 de dezembro de 2022 para os cancelamentos realizados até 31 de dezembro de 2021.

Geral

Ao mesmo tempo, a renda de 99% da humanidade caiu e mais de 160 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza.

Geral

Pela norma, devem ser mantidos trabalho presencial no máximo 30% das equipes que atuam em um mesmo ambiente.

Geral

A ação foi apresentada pelo PSOL em maio do ano passado.

Notícias

O boletim divulgado ontem mostra que a média móvel de mortes está em 379,5. Em abril a média móvel era de 3 mil óbitos...

Geral

Entre as sanções aplicáveis em casos de descumprimento de normas sanitárias está a multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Saúde

A lista de espera na fila do transplante de múltiplos órgãos alcança 46.738 pessoas, sendo 26.670 para transplante de rim.

Saúde

Os procedimentos eletivos tiveram impacto pelo direcionamento de boa parte da estrutura da rede de saúde para atender os pacientes com covid-19.

Geral

A Prefeitura de São Pedro do Sul abriu nesta terça-feira (22), até o próximo dia 30, as inscrições para a contratação de estagiário para...

Geral

Serão leiloados veículos, materiais de informática, eletrodomésticos, entre outros

Geral

As denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, em 2019, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico...

Educação

Realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com 68.144 jovens de todo o país, uma pesquisa identificou que mais da metade (56%) dos jovens...

Saúde

Os novos casos de covid-19 tiveram alta de 3%, o que o Ministério da Saúde considera estabilidade. É o que mostra o novo boletim...

Saúde

Após reunião na quarta-feira (26/5), o Gabinete de Crise emitiu quatro novos Alertas às regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu...

Notícias

Vernei Delcul assumiu o cargo no inicio desta semana depois que a prefeita Ziania Bolzan testou positivo para Covid-19.

Geral

A chefe do Executivo tem 61 anos, faixa etária de pessoas que foram imunizadas nesta terça-feira (20) .