Conforme institui o decreto nº 3597 de 17 de junho de 2021, o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de São Pedro do Sul está previsto para o dia 02 de agosto. A decisão foi tomada de forma unânime durante reunião entre os membros do Centro de Operações de Emergências (COE) Municipal.
De acordo com o secretário de Educação Claudio Bayer, a retomada das aulas presenciais seguirá o mesmo modelo que já havia sido planejado anteriormente pela Secretaria Municipal de Educação. “Os pais ou responsáveis dos estudantes manterão o direito de enviar ou não seus filhos para as escolas, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade. Seguiremos os protocolos e os Planos de Contingências das escolas, com a presença de 50% dos estudantes por turma e escalonados por semana. Da mesma forma, manteremos o devido distanciamento no transporte escolar, com 50% da capacidade. Nosso planejamento inclui, portanto, o atendimento presencial, o atendimento através da plataforma digital Google Sala de Aula e também de forma física através da continuidade de entrega das Atividades Domiciliares Não Presenciais”, destacou Claudio.
O secretário afirma que as escolas municipais já estão preparadas com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além dos materiais, produtos e informativos de proteção e orientação, necessários para o retorno presencial. “É claro que nossa preocupação é e sempre será com a proteção a vida de nossos estudantes e, consequentemente, de seus familiares. Torcemos para que possamos voltar à normalidade e recuperar esse tempo de defasagem no processo de aprendizagem aos nossos estudantes”, salienta Claudio.
Sobre o retorno das aulas nas instituições de ensino estaduais, o secretário reforça que a determinação é feita pelo governo do Estado, seguindo protocolos e planos de contingência próprios. Na rede particular, o município possui apenas a escola de Educação Infantil, que já está com aulas presenciais, seguindo os protocolos e cuidados necessários.
Confira o Decreto 3597 na íntegra.
(Com informações de Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Pedro do Sul)