Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Educação

MEC determina volta de aulas presenciais do ensino superior

O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC) , determinando que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. (Portaria n° 1030 de 01:12/2020) Para isso, as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança”, definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus.
O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.
O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação ( CNE ), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

O documento estabelece, que, especificamente, para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”. (Fonte: Agencia Brasil)

[ID do metacontrolador=”6167″]

Leia também

Educação

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na sexta-feira (3/6), o aplicativo SouTec, uma plataforma para auxiliar estudantes na escolha do futuro profissional, com foco...

Educação

Na plataforma, os professores terão à disposição 280 cursos gratuitos de capacitação.

Esportes

A ideia do projeto é capacitar profissionais da educação para que desenvolvam planos pedagógicos que possibilitem o aproveitamento de estudos de nível médio em...

Notícias

“Estamos dando peso grande para a produção escrita do estudante”, explica o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

Geral

Se mantida a decisão, as universidades mantém a autoridade para exigir a comprovação de vacinação.

Educação

Pelo calendário divulgado pelo ministério, os processos seletivos dos programas para o primeiro semestre começam em 15 de fevereiro; confira

Educação

Mais de 84,5% das vagas disponíveis são para instituições federais.

Educação

A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

Geral

O benefício é pago às famílias cuja renda familiar per capita mensal é menor ou igual a meio salário mínimo

Geral

Um encontro inesperado com um amigo pode fazer você sentir algumas emoções

Geral

A concessionária CCR ViaSul considerou na média o movimento na freeway rumo ao Litoral Norte neste começo de feriadão da Proclamação da República. Já...

Geral

Confira na matéria!

Tecnologia

A Microsoft está lançando o sistema operacional em fases

Política

O governo federal tem buscado desmobilizar possíveis protestos de caminhoneiros

Economia

Confira as oportunidades abaixo e saiba como se candidatar