O governo do Estado publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado ainda na noite da terça-feira (27), o Decreto 55.856, que traz mudanças no modelo de Distanciamento Controlado, colocando o RS em bandeira vermelha. O documento entrou em vigor a 0h desta quarta-feira (28), com novas medidas para o enfrentamento ao coronavírus, e vigora até pelo menos o dia 10 de maio.
Aulas presenciais – Uma vez que as regiões deverão aplicar os protocolos de bandeira vermelha, fica permitida a retomada do ensino presencial em todos os níveis. O retorno não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto.As escolas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares.
São Pedro do Sul – O Secretário de Educação Claudio Bayer informou no inicio desta manhã ao Portal de Notícias Gazeta Hoje, que irá se reunir o mais breve possível com o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE) e com a Secretaria Municipal da Saúde para discutir ma situação a nível local. “Se for o caso vamos fazer um planejamento visando a volta as aulas, mas dentro de algum prazo razoável”, disse.
