Direcionado à consciência e sensibilização em busca do senso de pertencimento, participação, conscientização e responsabilidades de cada cidadão do município, com foco a estimular uma cidade mais empreendedora, foi lançado pela prefeitura com apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI) o projeto “São Pedro do Sul, Eu amo, Eu cuido”.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da participação de todos na preservação e cuidados com a cidade, focando no desenvolvimento e bem-estar dos moradores.
De acordo com Caroline Saccol , da assessoria de comunicação da prefeitura. O projeto será desenvolvido em várias etapas. “A criação de uma cultura é subjetivo e, de acordo com a sociologia, representa o conjunto de saberes e tradições de um povo. Estes são produzidos pela interação social entre os indivíduos de uma comunidade”, destaca.
A primeira etapa inicia em abril e tem previsão de dois meses de duração. “Nesta etapa, iniciaremos um concurso cultural nas redes sociais da Prefeitura Municipal e da ACI, no qual a população deve fazer uma foto ou vídeo de algum ato de cuidado pela nossa cidade, postar com a #spseuamoeucuido. As duas fotos mais votadas receberão um voucher de 500,00 cada”, disse.
Ainda será instalado um painel instagramável na Praça Crescêncio Pereira, doado e produzido pela ACI, com um balanço e a identidade visual da campanha, para que o propósito do projeto esteja no dia a dia das pessoas.
Ainda serão criados vídeos explicativos da influenciadora Larissa Essi mostrando, na prática, como as pessoas podem incorporar estes atos, em seu dia a dia.
O projeto prevê ainda progredir, com a criação de um portal de banco de projetos com a participação dos cidadãos, seja escolhendo ou doando, ao estilo do Construapoa (https://construapoa.portoalegre.rs.gov.br/) e, na sequência, evoluir para algo ainda maior, ao estilo do Eco Pila, criado ACI de Montenegro/RS, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico do município, atuando fortemente em três eixos: meio ambiente, educação e economia.
“ O grande propósito deste projeto é criar na comunidade são-pedrense um senso de pertencimento, afinal, fazer parte de algum grupo ou pertencer a algum lugar nos dá um sentimento de importância, de que algo que é maior e mais importante que nós. E é exatamente isto que desejamos: que São Pedro, a terra que escolhemos para criar nossas raízes, nossas famílias e nossos legados siga em frente, crescendo, evoluindo, independentemente do tempo e das pessoas que hoje aqui estão”, salientou Caroline Saccol.