Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Saúde

Prefeita Ziania vai manter São Pedro do Sul em bandeira laranja

Prefeita Ziania: "No momento não temos porquê sacrificar empregos e o nosso comércio".

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar da 11ª rodada, divulgado no final da tarde de ontem, sexta-feira, dia 17, pelo governo do estado. Isso significa que 90% estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos. A classificação definitiva, após julgamento de pedidos de reconsiderações pelas prefeituras, será divulgada na segunda-feira, 20. O estado tem 46.710 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus, 1.438 registrados nas últimas 24 horas; e 1.174 mortes.

Com isso, 469 dos 497 municípios do estado, divididos em 18 regiões, estão preliminarmente classificados em bandeira vermelha, somando quase 10,3 milhões de pessoas, ou seja, 91% da população gaúcha – estimada em 11.329.605 habitantes. Deste total, 270 cidades e seus 1.735.262 habitantes (15,3% da população) podem adotar protocolos de bandeira laranja, como é o caso de São Pedro do Sul, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. A decisão cabe ao governo dos municípios.
Em entrevista ao portal de notícias Gazeta Hoje agora pela manhã, a prefeita Ziania Bolzan confirmou que irá manter o município em bandeira laranja.
– Temos sete casos de Covid-19, destes cinco estão recuperados. A situação está sob controle da Secretaria de Saúde e não há nenhum óbito. No momento não temos porquê sacrificar empregos e o nosso comércio, disse.

A bandeira vermelha, em essência, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Nas regiões classificadas como bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados

Leia também