O verão no hemisfério sul começou às 7h02 desta segunda-feira (21) e deve ser marcado pelas temperaturas elevadas com risco de uma nova estiagem. De acordo com a MetSul, o verão de 2021 deve ter chuva irregular, comum da estação, mas com tendência de ter valores abaixo das médias históricas e déficit de precipitação em muitas áreas. Em algumas regiões, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte com possibilidade de ser severa em alguns municípios, acarretando na perda de produtividade nas safras de verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumo, além de risco de incêndios em vegetação e decretos de emergências por seca.
A previsão ainda aponta que a Metade Norte do Estado e áreas mais próximas da costa devem receber mais chuva irregular que o Sul, o Centro, a Campanha e o Oeste, que tem maior risco de estiagem.
Para São Pedro do Sul a previsão do CPTEC/INPE para os próximos 15 dias é de pancadas de chuvas na terça-feira, dia 29, seguido de chuvas na quarta-feira (30) e quinta-feira (31). Na sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021 o tempo normaliza, ficando parcialmente nublado.
