O primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, SARS-CoV2, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países.
Em São Pedro do Sul, o primeiro caso de infecção foi registrado no dia 1º de junho de 2020. Um homem de 43 anos que havia feito o teste em um laboratório da rede privada. No dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde informou a população que houve um erro no laboratório, que teria utilizado para a testagem do morador, um lote de testes com defeito. Novos exames foram feitos no paciente e deram negativo para a doença.
Cinco dias depois, dia 15, um idoso de 68 anos procurou atendimento em um ESF da cidade, onde testou positivo para a Covid-19, confirmando o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no município. Passados dois dias, a prefeitura decretou pela primeira vez o toque de recolher das 23h as 6h.
O segundo caso de contaminação foi divulgado no dia 25 do mesmo mês, quando já haviam 59 moradores testados e negativados. Desde então, os registros de Covid-19 em São Pedro aumentaram gradativamente (veja gráfico acima), com o primeiro óbito registrado dia 20 de agosto, um idoso de 82 anos. No mesmo mês foram positivados com o vírus 49 pessoas, entre elas 27 profissionais da saúde, sendo 17 no Hospital e o restante na Secretaria de Saúde e ESFs.
Em setembro o número de casos da doença no município chegou a 106 pessoas, 45 casos a mais que o total de infectados até agosto. Em outubro, houve um novo pico, com 54 novos casos.
Em novembro, mês em que foram realizados as eleições municipais, os novos casos foram reduzidos para 33. Já no mês de dezembro, o número de novos infectados subiu drasticamente para 187, totalizando 380 casos de Covid-19 no município desde o inicio da pandemia. Em janeiro de 2021, os novos casos de moradores infectados pelo vírus caíram para 139 e em fevereiro, para 101.
Já em março o número de novos casos disparou, quando foram registrados 207 pessoas infectadas no mês, alcançando um total de 848 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no município desde o inicio da pandemia. Também em fevereiro e março o número de mortes relacionados a Covid-19 foi o maior registrados até o momento em São Pedro, 8 óbitos em 60 dias.
Neste mês de abril, no último boletim divulgado na quarta-feira, foram notificados pela Secretaria de Saúde 50 novos casos na cidade em sete dias e o total de óbitos desde 20 de agosto é de 16. Ainda de acordo com o boletim, 837 moradores estão recuperados da doença e, existem 41 casos ativos e quatro internações. (Texto publicado no jornal Gazeta Regional com dados atualizados pelo Portal de Notícias Gazeta Hoje)
