Ao completar um ano à frente da Prefeitura de São Pedro do Sul, o prefeito Fernando Cezar (PP) fez uma avaliação das ações desenvolvidas pela administração municipal, destacando avanços, dificuldades e projeções para os próximos anos.
Segundo o prefeito, a gestão tem buscado atender às demandas identificadas durante o período de campanha eleitoral, dentro das limitações enfrentadas pelo município. “Sou suspeito para avaliar a nossa gestão, mas, dentro do possível, estamos desenvolvendo um trabalho voltado a atender as demandas que identificamos no período de campanha”, afirma Fernando.

Infraestrutura e saúde entre as prioridades
Entre as principais frentes de trabalho do primeiro ano estão o atendimento às ruas nos bairros e os investimentos contínuos na área da saúde. Fernando Cezar destaca o alto custo do transporte de pacientes, já que muitos atendimentos ocorrem fora do município. “Tentamos assistir da melhor maneira possível as pessoas que estão sendo atendidas em outros municípios. Isso demanda um grande investimento em transporte de pacientes. Se investiu em veículos para essa finalidade, mas ainda precisamos investir mais. São veículos que viajam diariamente transportando pacientes”, ressalta o prefeito.
Desafios e impactos climáticos
O prefeito também relata dificuldades encontradas ao assumir a gestão, especialmente em relação à frota e aos equipamentos públicos, além dos danos causados por eventos climáticos. “Máquinas, equipamentos e também veículos bastante usados, com desgaste natural pelo uso. Muitos estragos em função dos eventos climáticos”, afirma Fernando.
Obras, pontes e espaços públicos
Na área de obras, o prefeito ressalta a recuperação e construção de pontes, fundamentais para o deslocamento no interior do município, e cita parcerias com cidades vizinhas. “Um grande número de pontes, destacando a ponte provisória entre São Pedro do Sul e Dilermando de Aguiar. Saliento que são méritos da administração de Dilermando, que tomou a frente”, diz o prefeito.
Além disso, Fernando destaca melhorias em espaços públicos. “Não é uma obra, mas sim uma melhoria muito importante que fizemos: a revitalização do Ginásio Municipal Álvaro Becker”.
Saúde como polo regional
Fernando Cezar reforça que São Pedro do Sul exerce um papel importante na saúde regional, o que exige investimentos significativos do município. “Na saúde, São Pedro pode ser considerado um polo regional. O hospital, junto ao Pronto Atendimento, atende a vários municípios da região e demanda um aporte financeiro importante por parte do município”, reforça.

Transporte Escolar
Sobre o projeto “Caminho do Futuro”, que visa a gratuidade do transporte escolar na área urbana do município para alunos da rede municipal de ensino em situação de vulnerabilidade social, o prefeito confirma que terá início no retorno das aulas. “Está tudo certo, iremos marcar uma reunião com os pais antes do início do ano letivo”, afirma Fernando. O investimento por parte do município será de R$ 30 mil (trinta mil reais) por mês.
Loteamento Santo Antônio: reforma da cobertura das casas
Outro projeto que deve sair do papel neste início de ano é a reforma da cobertura das casas do Loteamento Santo Antônio, no bairro Santo Antônio. Conforme o prefeito, na segunda-feira, 19 de janeiro, será realizada a reforma na primeira casa, a qual passará por uma avaliação das condições da estrutura existente e, posteriormente, o trabalho será efetuado nas demais residências. “A ideia é credenciar empresas locais para fazerem o serviço. São 100 casas e não temos condições de fazer com mão de obra própria”, ressalta Fernando. O investimento nas melhorias é de R$ 890 mil (oitocentos e noventa mil reais), recurso destinado através do senador Luiz Carlos Heinze (PP).
Situação financeira e previdência
Ao abordar as finanças públicas, o prefeito afirma que o cenário é desafiador. “Está muito difícil. Investimentos bem acima dos índices constitucionais em saúde e educação consomem boa parte do orçamento. Mas, sem sombra de dúvidas, o maior problema é o Plano de Previdência dos Servidores. É um tema muito sensível, um problema que vem aumentando a cada ano, até entrar em colapso, como se vê em municípios da região. É um assunto técnico que foi tratado de forma política. Precisa ter coragem e conhecimento para fazer o que tem que ser feito, caso contrário será ilusório”, destaca.
Diálogo com a comunidade
O prefeito Fernando afirma manter contato direto com a população por diferentes canais e destaca iniciativas voltadas à aproximação entre governo e comunidade.“Eu procuro atender as pessoas, seja no gabinete, nas redes sociais ou onde eu estiver. Temos também o projeto Prefeitura Presente. É um projeto que precisa evoluir, mas acreditamos bastante nos resultados, afirma.
Conquistas do primeiro ano
Entre as conquistas, Fernando cita ações em diferentes áreas, com destaque para saúde, esporte e inclusão. “Revitalização do ginásio, trazer cirurgias para o nosso hospital e conseguir trazer o TEAcolhe para São Pedro do Sul são, entre outras, conquistas importantes”, comemora.
Projeções e Centenário do município
O prefeito reconhece que há pouca margem para novos investimentos, mas destaca a importância de 2026, quando São Pedro do Sul completa 100 anos.“Na realidade, temos pouca margem para investimentos, mas 2026 é o ano do Centenário. Teremos vários eventos focados nas comemorações. A construção do Centro de Interpretações, junto ao trevo de acesso, vai trazer outra dimensão para o turismo regional”, enfatiza.
Mensagem à população
Ao final, Fernando Cezar deixa uma mensagem de engajamento à comunidade. “A população tem que acreditar no potencial de São Pedro do Sul, tem que querer mais, tem que pensar, tem que ajudar a administração com ideias, com sugestões. E, principalmente, cada um de nós querer um São Pedro melhor. Precisamos trilhar este caminho. O futuro depende de nós todos”, finaliza.
Por Andressa Scherer Tormes

































































