O governo do Estado anunciou, no final da tarde desta segunda-feira, que deixará 19 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa definitivo da 30ª rodada do Distanciamento Controlado. É a primeira vez, em 30 rodadas, que o mapa definitivo tem um número tão grande de regiões consideradas de risco alto para contaminação.
Por decisão do governo, nesta rodada, não será permitida a cogestão por parte das regiões, ou seja, elas não poderão adotar protocolos da bandeira mais branda. Dessa forma, Santa Maria e demais cidades da região, onde está inserido o município de São Pedro do Sul, terão de seguir os protocolos da bandeira vermelha.
Como ficam as regras na bandeira vermelha:
Comércio e restaurantes – Não haverá restrição de dias de abertura para o comércio, mas estes poderão abrir com um horário limitado: comércio até as 20h e restaurantes até 22h. Nos bares e restaurantes, está proibida a música ao vivo e os clientes poderão estar em grupos de no máximo seis pessoas. Entregas por meio de delivery ou no modelo ‘pague e leve’ podem funcionar até as 23h.
Eventos e festas – Eventos sociais como casamentos, festas de formatura, aniversário e festas de final de ano estão proibidos. Nos casos de reuniões familiares, serão permitidas até 10 pessoas, sem contar crianças e adolescentes até 14 anos.
Esportes coletivos – Estão proibidos os esportes coletivos. Também não podem funcionar piscinas em locais compartilhados, como em clubes ou condomínios. Entram nessa regra as pracinhas, churrasqueiras e demais áreas em comum. As atividades físicas em academia estão liberadas, desde que sigam todos os protocolos de segurança e obedeçam ao número máximo de alunos.
Locais públicos – As medidas emergenciais incluem também a proibição da permanência em locais abertos sem controle de público, como ruas, parques, praias e praças. A a circulação de pessoas é livre, porém não pode haver aglomerações.
Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br