A Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, única instituição de Ensino Médio do município de São Pedro do Sul, passará a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) a partir de 2026. A medida também prevê a inclusão de curso técnico em Informática para Internet, ampliando as oportunidades de formação para os estudantes.

O anúncio foi feito pelo diretor da escola, Luís Eduardo da Silva, que destacou a necessidade de fortalecer a instituição diante da redução no número de alunos nos últimos anos. “Já não temos a perspectiva de novas turmas de Ensino Fundamental Anos Iniciais para o próximo ano. Também no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio vem ocorrendo diminuição de turmas. Por outro lado, contamos com boa infraestrutura, e entendemos que é hora de investir em um Ensino Médio mais qualificado”, afirmou.
Benefícios
O modelo integral amplia a carga horária semanal para 35 horas e prevê um currículo voltado não apenas aos conteúdos tradicionais, mas também ao desenvolvimento cognitivo, social, físico, cultural e socioemocional. Os estudantes poderão concluir o Ensino Médio com formação técnica integrada.
Funcionamento
A implantação será gradativa, iniciando em 2026 com as turmas de 1º ano do Ensino Médio diurno e avançando para os anos seguintes. “Ainda não definimos a organização da carga horária diária, pois necessitamos do transporte escolar do município. Então, nas próximas semanas, teremos que articular essas decisões junto à Secretaria Municipal de Educação, Administração municipal, 8ª CRE e SEDUC-RS. Iremos receber orientações gerais nas próximas semanas por parte da 8ª CRE a respeito da organização e formação dos profissionais sobre o novo modelo”, destaca Luís Eduardo.
O curso técnico em Informática para Internet será opcional, com disciplinas específicas a partir do 2º ano. Os alunos que não optarem pelo técnico terão outros itinerários formativos para complementar a carga horária.
Estrutura
Segundo o diretor, a escola possui condições de receber o novo modelo. Conta atualmente com salas de aula disponíveis, dois laboratórios de informática com Chromebooks, laboratório de Ciências e internet wi-fi. Algumas melhorias ainda são necessárias, especialmente no ginásio de esportes.
Matrículas
Os estudantes que ingressarem no 1º ano do Ensino Médio diurno em 2026 terão apenas a opção de Tempo Integral. As inscrições estarão abertas de 3 de outubro a 2 de novembro de 2025, por meio do site da Secretaria Estadual de Educação, com acesso pelo portal “gov.br”, no link https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/matricula.jsp?ACAO=acao5
Expectativas
Para o diretor Luís Eduardo, a mudança trará impactos positivos a médio e longo prazo. “Esperamos buscar melhorias na infraestrutura, nos recursos humanos e na qualidade do ensino. O EMTI representará uma evolução não apenas para a Escola Tito Ferrari, mas para toda a comunidade são-pedrense”, afirmou. Texto: Andressa Scherer Tormes
