
Temporais estão se formando rapidamente no Uruguai
Uma intensa massa de ar quente de origem tropical que atua sobre o Cone Sul proporciona uma jornada de calor muito desconfortável com intensa sensação de abafamento em diferentes áreas do Rio Grande do Sul. Por volta das 15h o termômetro instalado na praça Crescêncio Pereira chegou a marcar 41 graus, a maior temperatura registrada na cidade neste inicio de 2021.
E enquanto várias áreas do estado enfrentam forte aquecimento, Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), ou aglomerado de nuvens convectivas de maior desenvolvimento vertical, na forma de Linhas de Instabilidade se organizam e crescem rapidamente em áreas do Uruguai e do sul gaúcho, como mostra a imagens de satélite. As cores escuras (vermelhas e pretas) indicam a presença de nuvens de tormenta e os pontos brancos, raios. No decorrer da tarde e durante a noite de hoje e ainda nesta terça-feira, o ambiente atmosférico fica muito instável no Rio Grande do Sul e há condições favoráveis para chuvas pontualmente volumosas acompanhada de raios, além de episódios com vento mais forte, localmente severos, além de precipitação de granizo.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE, – a probabilidade de pancadas de chuva nesta tarde em São Pedro do Sul é de 80%, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.
[ID do metacontrolador=”6167″]