Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Geral

Coronavírus: Estudantes recebem atividades escolares para realizar em casa

Prof. Claudio Bayer: "A união e o comprometimento de todos vai auxiliar e facilitar o processo de ensino aprendizagem de nossos alunos"

Por Andressa Scherer

Nesta quarta-feira, 08 de abril, os estudantes da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul começaram a receber atividades para serem realizadas em casa. Os materiais foram entregues pela direção das escolas aos alunos da cidade. No interior, as atividades serão entregues na quinta-feira, 09 de abril, no turno da manhã, através do transporte escolar que sairá de cada escola a partir das 8h30min, realizando a entrega na estrada principal.

As atividades foram realizadas a partir de um Plano de Ação, organizado pela Secretaria de Educação e com aprovação do Conselho Municipal de Educação. A aplicação do Plano ocorrerá em três etapas. Em um primeiro momento, os professores deveriam enviar as atividades propostas até o dia 7 de abril e nas outras duas etapas os materiais devem ser entregues até 14 e 21 de abril. Após cada data estipulada, as escolas organizam os materiais e, logo após, encaminham aos estudantes.

De acordo com o secretário de Educação, Claudio Bayer, dentro do planejamento do Plano de Ação, foi pensado o intervalo entre uma etapa e outra para que os estudantes realizem as atividades. “Algo em torno de 7 a 10 dias. Mas temos que considerar que eles não terão a estrutura de um ambiente escolar e nem a presença e o acompanhamento diário dos professores. Conscientes disso, nossos professores organizaram as atividades de forma bem didática e compreensível, de acordo com essa nova realidade que estamos vivenciando” afirma o secretário.

Claudio destaca que o acompanhamento dos pais e o comprometimento dos estudantes para a realização as atividades. “O apoio dos pais ou responsáveis, assim como a dedicação e o empenho dos nossos estudantes, são de fundamental importância para todo esse período incomum que estamos atravessando em função dessa pandemia do Coronavírus (Covid-19). A união e o comprometimento de todos vai auxiliar e facilitar o processo de ensino aprendizagem de nossos alunos. O que desejamos é que a chama, a sede do saber e a vontade de aprender e progredir sejam mantidas no coração de nossos estudantes, com a certeza de que tudo isso vai passar e que vamos superar com muito sucesso, priorizando a preservação da vida e o bem estar de todos na nossa comunidade”, afirma Bayer.

Após a realização das atividades por parte dos estudantes, os materiais retornarão para as escolas, onde ficarão armazenados para posterior correção e avaliação por parte dos professores.

Sobre o retorno das aulas, o secretário diz que o prazo estipulado para a suspensão doas atividades continua sendo 30 de abril, porém ainda pode haver mudança na data. “Esperamos, ansiosos, que as autoridades na área da saúde, ao final desse prazo, com toda a segurança, possam liberar a volta às aulas, com normalidade. Mas, hoje ainda não temos essa garantia. E, caso não tenhamos por parte das autoridades de saúde, a total garantia de preservação da saúde e da vida de nossos estudantes, colegas professores, funcionários e colaboradores, certamente o prazo será prorrogado”, ressalta Claudio.

 

 Escolas estaduais

Na rede estadual de ensino, os estudantes também estão recebendo atividades programadas, que são trabalhos propostos a partir de aulas já trabalhadas com os alunos. Na Escola Estadual Tito Ferrari já foi realizada a primeira etapa de entrega dos materiais e a partir de hoje, 8 de abril, as novas atividades estão sendo destinadas aos alunos com prazo para finalização até 5 de maio, data em que  está previsto o retorno das aulas.

O objetivo é fazer com que os estudantes revisem os conteúdos trabalhados e as atividades possam ser contabilizadas como frequência depois do retorno. “A ideia é aproveitar esse tempo para os alunos estarem em casa, ocupados com conteúdos, sem estar parados e fora do ritmo da escola. Assim como os estudantes  estão fazendo trabalhos em casa, os professores também estão realizando atividades em forma de curso, pela plataforma que nós temos no Rio Grande do Sul, que também vai contar para a efetividade deles”, explica a diretora da escola, Adriana Gomes Rodrigues.

Na Escola Estadual Firmino Cardoso Junior também foi realizada a entrega dos materiais nesta quarta-feira, 8. Conforme a diretora da escola, Camila Campagnolo, os materiais para os próximos 15 dias são entregues com hora definida para cada turma, evitando aglomeração. “Alguns professores estão enviando diretamente para os alunos via WhatsApp, sendo que todas as turmas possuem grupo, onde os professores são os administradores e repassam a eles tudo que precisam. Também tiram dúvidas e acompanham a realização das atividades. Alguns professores já estão enviando atividades referente a todo o mês de abril, outros estão dividindo por semana e enviando por WhatsApp. Cada um faz conforme acha melhor”, afirma Camila.

No retorno das aulas presenciais, todas as atividades serão validadas pelos professores, pois serão comprovação de frequência dos alunos. “Quanto a nota, a avaliação possui diversos instrumentos, e essas atividades será um deles. Mas a questão da nota final do trimestre ainda não temos nada definido, isso deve ser melhor orientado pela SEDUC após o retorno”, destaca a diretora.

Na Escola Estadual Hilda Koetz, a primeira etapa dos materiais impressos também já foi entregue. Hoje continua a entrega da segunda etapa de atividades programadas para os anos iniciais. Conforme a diretora Nise Essi, para os estudantes  do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adutos (EJA), os exercícios foram encaminhados através do WhatsApp.

Leia também

Saúde

O molnupiravir é fabricado pela empresa Merck Sharp & Dohme

Geral

Pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP), sugere que os homens...

Educação

As aulas presenciais nas escolas municipais de São Pedro do Sul iniciaram nesta segunda-feira (2/8) no sistema híbrido. De acordo com a professora Fabiana...

Saúde

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) constataram que o SARS-CoV-2 infecta e se replica em células das glândulas salivares....

Educação

Conforme institui o decreto nº 3597 de 17 de junho de 2021, o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de São Pedro do...

Saúde

Caixas térmicas chegaram em avião que pousou no início da manhã desta sábado (8/5) no aeroporto de Porto Alegre - Foto: Felipe Dalla Valle...

Saúde

A pandemia de covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população.

Saúde

Esse é tipo de proteção mais usada pela população

Saúde

Nesta etapa recebem as segundas doses moradores de 70 a 73 anos.

Educação

A expectativa é que cerca de 200 mil profissionais do setor sejam incluídos no calendário de vacinação.

Saúde

Não será permitida a venda em farmácias.

Saúde

Das 21 mortes notificadas, somente neste mês de abril o município registrou cinco óbitos relacionadas a doença.

Saúde

Na manhã de hoje foram vacinados idosos acima de 62 anos.

Saúde

Na sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Sul notificou a 19ª morte no município relacionada ao novo coronavírus.

Saúde

Também na próxima semana, segue o cronograma de vacinação da segunda dose da vacina para moradores de 70 a 73 anos.

Saúde

O município possui 46 casos ativos de infecção pelo novo coronavírus.

Saúde

O intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados