Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Geral

Estudo sugere que homens são principais transmissores do coronavírus

Outro estudo, publicado no início de agosto por pesquisadores de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco na revista Diagnostics, apontou que os homens apresentam uma carga do vírus na saliva cerca de dez vezes maior do que mulheres.

Pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP), sugere que os homens podem ser os principais transmissores do novo coronavírus em relação às mulheres. Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo sem revisão por pares.

No processo de revisão por pares, os revisores podem sugerir que o trabalho seja rejeitado, publicado como está ou enviado de volta aos cientistas para mais experimentos.

Segundo a pesquisa, existem diferenças entre homens e mulheres na suscetibilidade e transmissão de covid-19 entre casais com contato direto sem medidas de proteção. O levantamento epidemiológico foi realizado de julho de 2020 a julho de 2021, incluindo 1.744 casais brasileiros não vacinados contra a covid-19, com pelo menos um dos parceiros infectado e diagnosticado.

Os dados coletados mostraram que os homens foram os primeiros ou únicos infectados na maioria dos casos, incluindo os casais concordantes – quando ambos foram infectados – como nos discordantes, quando um dos parceiros permaneceu assintomático apesar do contato próximo com o infectado. No total, 946 homens foram infectados primeiro em comparação com 660 mulheres.

“Essa constatação corrobora e está em consonância com descobertas feitas em estudos recentes que realizamos, que já indicavam que homens podem transmitir mais o novo coronavírus”, disse Mayana Zatz, professora do IB-USP.

Outro estudo, publicado no início de agosto por pesquisadores de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco na revista Diagnostics, apontou que os homens apresentam uma carga do vírus na saliva cerca de dez vezes maior do que mulheres, particularmente até os 48 anos de idade. A diferença de carga viral não foi detectada em testes com amostras nasofaríngeas, segundo o estudo coordenado pela professora Maria Rita Passos-Bueno.

“Como o vírus é transmitido principalmente por gotículas de saliva, deduzimos que isso explicaria porque os homens transmitem mais vírus do que as mulheres”, disse Mayana.
*com informações da Agência Fapesp/ Agência Brasil.

[ID do metacontrolador=”6167″]

Leia também

Saúde

O molnupiravir é fabricado pela empresa Merck Sharp & Dohme

Saúde

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) constataram que o SARS-CoV-2 infecta e se replica em células das glândulas salivares....

Saúde

Caixas térmicas chegaram em avião que pousou no início da manhã desta sábado (8/5) no aeroporto de Porto Alegre - Foto: Felipe Dalla Valle...

Saúde

A pandemia de covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população.

Saúde

Esse é tipo de proteção mais usada pela população

Saúde

Nesta etapa recebem as segundas doses moradores de 70 a 73 anos.

Educação

A expectativa é que cerca de 200 mil profissionais do setor sejam incluídos no calendário de vacinação.

Saúde

Não será permitida a venda em farmácias.

Saúde

Das 21 mortes notificadas, somente neste mês de abril o município registrou cinco óbitos relacionadas a doença.

Saúde

Na manhã de hoje foram vacinados idosos acima de 62 anos.

Saúde

Na sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Sul notificou a 19ª morte no município relacionada ao novo coronavírus.

Saúde

Também na próxima semana, segue o cronograma de vacinação da segunda dose da vacina para moradores de 70 a 73 anos.

Saúde

O município possui 46 casos ativos de infecção pelo novo coronavírus.

Saúde

O intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde notificou no final da tarde desta sexta-feira (9/4) mais duas mortes relacionadas ao novo coronavírus, um jovem de 27...

Saúde

Na manhã de ontem, (8/4), o Estado recebeu um novo lote com 301.555 de vacinas.

Saúde

Problemas neurológicos ou mentais foram observados por pesquisadores.