Com a vacinação de pessoas contra a covid-19 avançando, é importante ficar atento ao intervalo entre essa aplicação e a de outros imunizantes. Médicos recomendam um prazo entre essas duas vacinas para não prejudicar os efeitos delas. O intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19. O intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.
O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa. (Agência Brasil..
A vacinação contra a gripe (Influenza) iniciou nesta segunda-feira em São Pedro do Sul. Os grupos estão sendo organizados para vacinação em três etapas. Confira:
1ª etapa – 12/04 a 10/05
Público-alvo: crianças de 06 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores de saúde.
Horário: 8h às 11h30min e das 13 às 16h
Local: Salas de Vacinas das quatro unidades de ESF
*Levar Carteira de Vacinação
2ª etapa: 11/05 a 08/06
Público-alvo: idosos acima de 60 anos e professores das redes públicas e privadas.
Horário: será divulgado posteriormente, no Cronograma de Vacinação
Local: AABB
3ª etapa: 09/06 a 09/07
Público-alvo: pacientes com comorbidades abaixo de 60 anos;pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores de ônibus) e forças de segurança e salvamento.
Local e horário será divulgado posteriormente, no Cronograma de Vacinação.