Os testes rápidos poderão ser feitos em pessoas que pertencem aos seguintes grupos: profissionais da saúde, profissionais da administração penitenciária e profissionais da segurança pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, DETRAN, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Saúde) desde que estejam em exercício das atividades operacionais e se enquadrem nas definições de casos suspeitos.
Estes testes podem ser feitos após oito dias da apresentação dos sintomas de Síndrome Gripal e o primeiro deles está previsto para ser realizado neste sábado em um paciente que trabalha na área de saúde do Município e esta sob monitoramento em sua residência.
Em São Pedro do Sul já foram feitos três testes laboratoriais RT-PCR, que foram encaminhados ao Lacen/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – em profissionais da saúde que apresentaram Síndromes Gripais, este teste é feito até o 10º dia da apresentação dos sintomas. Os três casos testaram negativos ao Coronavírus. (Fonte: Assessoria de Imprensa)
Como funciona: O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da gripe. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).
O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.
Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção desses anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante. Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método.