Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Saúde

Teste rápido para detectar coronavírus será aplicado em profissional da área de saúde do Município

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu testes rápidos para serem feitos em pacientes que apresentem sintomas do Covid-19 e que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelas instruções normativas do Governo do Estado. Sendo assim são disponibilizados dois tipos de testes para os pacientes que se enquadrem nas definições estipuladas pela Secretaria de saúde Estadual: o RT-PCR e o Teste Rápido Anticorpo.
Os testes rápidos poderão ser feitos em pessoas que pertencem aos seguintes grupos: profissionais da saúde, profissionais da administração penitenciária e profissionais da segurança pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, DETRAN, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Saúde) desde que estejam em exercício das atividades operacionais e se enquadrem nas definições de casos suspeitos.
Estes testes podem ser feitos após oito dias da apresentação dos sintomas de Síndrome Gripal e o primeiro deles está previsto para ser realizado neste sábado em um paciente que trabalha na área de saúde do Município e esta sob monitoramento em sua residência.
Em São Pedro do Sul já foram feitos três testes laboratoriais RT-PCR, que foram encaminhados ao Lacen/RS – Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – em profissionais da saúde que apresentaram Síndromes Gripais, este teste é feito até o 10º dia da apresentação dos sintomas. Os três casos testaram negativos ao Coronavírus. (Fonte: Assessoria de Imprensa)
Como funciona: O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da gripe. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).
O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.

Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção desses anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante. Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método.

Leia também

Saúde

O molnupiravir é fabricado pela empresa Merck Sharp & Dohme

Geral

Pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP), sugere que os homens...

Saúde

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) constataram que o SARS-CoV-2 infecta e se replica em células das glândulas salivares....

Saúde

Caixas térmicas chegaram em avião que pousou no início da manhã desta sábado (8/5) no aeroporto de Porto Alegre - Foto: Felipe Dalla Valle...

Saúde

A pandemia de covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população.

Saúde

Esse é tipo de proteção mais usada pela população

Saúde

Nesta etapa recebem as segundas doses moradores de 70 a 73 anos.

Educação

A expectativa é que cerca de 200 mil profissionais do setor sejam incluídos no calendário de vacinação.

Saúde

Não será permitida a venda em farmácias.

Saúde

Das 21 mortes notificadas, somente neste mês de abril o município registrou cinco óbitos relacionadas a doença.

Saúde

Na manhã de hoje foram vacinados idosos acima de 62 anos.

Saúde

Na sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Sul notificou a 19ª morte no município relacionada ao novo coronavírus.

Saúde

Também na próxima semana, segue o cronograma de vacinação da segunda dose da vacina para moradores de 70 a 73 anos.

Saúde

O município possui 46 casos ativos de infecção pelo novo coronavírus.

Saúde

O intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde notificou no final da tarde desta sexta-feira (9/4) mais duas mortes relacionadas ao novo coronavírus, um jovem de 27...

Saúde

Na manhã de ontem, (8/4), o Estado recebeu um novo lote com 301.555 de vacinas.