
Na manhã desta quarta-feira (1/9) , a prefeitura de São Pedro do Sul realizou a solenidade de abertura da Semana da Pátria 2021. O hasteamento das bandeiras foi conduzido pela prefeita Ziania Bolzan, pelo presidente em exercício da Câmara de Vereadores, ver. Everson Gonçalves e pela diretora do Departamento de Cultura do Município, Mariana Binato de Souza.

Além de autoridades municipais, o cerimonial contou também com a presença de familiares de são-pedrenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira na 2º Guerra Mundial, homenageados deste ano. Integraram as forças aliadas contra as forças do Eixo os expedicionários: Afonso Polenz, Alceu Alves Teixeira, Anacléto Graciolli, André Bolson, Antônio Cardoso, Claudino Machado Ferreira, Erondino Ferreira fortes, Ervin Krauspenhar, Germano Kroth, João Ghilherme Schultz Marques, João Teixeira, Leopoldo Keller, Luiz Rodrigues Oliveira, Mérico Xavier Paim, Osmar Keller, Patrício Paulo Bandeira Neto, Ricardo Marques Junior (morto em combate), Valdionor Vargas, Waldemar Bagolin, Waldemar Flores e Waldemar Martins de Almeida (morto em combate e homenageado com no nome da Rua Expedicionário Almeida).
O tema municipal da Semana da Pátria 2021 é São Pedro me pertence, que faz alusão ao sentimento de pertencer a um lugar. São Pedro me pertence busca valorizar e construir o sentimento de pertencimento da população através do reconhecimento e valorização dos bens históricos, culturais, arqueológicos, mineralógicos e palentológicos do Município.
