A campanha de vacinação contra Influenza, que neste ano foi antecipada devido à pandemia da Covid-19, o coronavírus, teve uma nova alteração no seu calendário, determinada pelo Ministério da Saúde. As mudanças realizadas são em relação ao “Dia D” e à terceira fase da Vacinação. A vacina protege contra os vírus Influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B.
A terceira fase da imunização contra Influenza começaria no próximo sábado, dia 09, com o Dia D de mobilização nacional, mas o Ministério da Saúde, em comunicado divulgado bo final de semana para as secretarias de saúde de todo o país, cancelou o evento, que costuma levar um grande número de pessoas aos ESFs causando aglomerações, o que neste momento não é recomendável. Sendo assim, a terceira fase começará no dia 11 de maio (segunda-feira).
Até o dia 11 estão sendo vacinados: Profissionais das forças de segurança e salvamento; Caminhoneiros e profissionais de transportes coletivos (motoristas e cobradores); Pessoas com doenças crônicas; Povos indígenas; Trabalhadores portuários; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e Funcionários do sistema prisional
A novidade da terceira fase é que ela será realizada em duas etapas. A primeira será de 11 a 17 de maio e terá como púbico alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
A segunda etapa acontecerá de 18 de maio a 05 de junho e imunizará adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Roteiro no interior – Segundo a Enfª. Juliana Reolon Pujol, responsável pelas imunizações no Município, com o cancelamento dia D, também não haverá roteiro de vacinação no interior conforme previsto para o mesmo dia. A orientação da Secretaria de Saúde é para que as pessoas que residem em localidades do interior, venham aos seus ESFs na cidade para realizar a vacina no período previsto. “Quem tiver dificuldades para se deslocar até sua unidade, como pessoas acamadas, devem entrar em contato com o seu ESF para agendar uma data, que iremos ao local realizar a vacina, explica Juliana.
Confira os telefones: ESF 1 – 3276 613, ESF 2 – 3276 6138, ESF 3 – 3276 6139, ESF 4 – 3276 6140 e ESF 5 – 3276 6141.