A prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou a primeira morte no Estado por dengue em 2021. A vítima foi uma mulher de 54 anos.
Desde o começo de janeiro, a cidade no Vale do Rio Pardo, já registrou ao menos 224 casos da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, com dados coletados no mês de março, dos 742 casos já confirmados da doença neste ano no RS, 719 são autóctones, foram contraídos dentro do Estado. De janeiro a dezembro de 2020, 3.323 pessoas contraíram a doença em solo gaúcho, o maior número de ocorrências autóctones em dez anos.
Pelo menos 392 cidades do RS, quase 79% dos municípios, estão infestadas pelo Aedes Aegypti, entre elas São Pedro do Sul.
A melhor forma de combate à dengue é a limpeza dos ambientes, eliminando a água armazenada em recipientes que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
[ID do metacontrolador=”6167″]
