Foi confirmado o primeiro caso de dengue em São Pedro. O paciente, que primeiramente procurou atendimento médico na última semana com sintomas como dor de cabeça intensa, hipertermia, tosse seca, calafrios e náuseas, chegou a ser testado para Covid-19, que acusou negativo para a doença, entretanto, seguiu tendo os sintomas. Após seguir com a investigação médica, o paciente realizou um teste particular para a Dengue que deu positivo, a Secretaria de Saúde também coletou material, que foi encaminhado para o Lacen, em Porto Alegre, que confirmou como positivo. O estado de saúde do paciente é estável.
A Equipe de Endemias já realizou a Pesquisa vetorial Especial (PVE) em um raio de cerca de 200 metros ao redor da casa do paciente. Larvas que foram encontradas foram encaminhadas para laboratório e criadouros foram destruídos.
Com a confirmação oficial, a equipe aguarda os equipamentos que virão da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) para aplicação de inseticida em um raio de 150 metros da casa do caso confirmado.
A Secretaria de Saúde pede para que a população aumente os cuidados, não deixando água parada em recipientes, pois em Santa Maria, já são mais de 220 casos de dengue confirmados e 22 de zika vírus. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal).
