A forte chuva que caiu nas desde a madrugada deste sábado, dia 26 de junho, em São Pedro do Sul, causou a inundação de várias residências na cidade, principalmente no bairro Gaúcha em casas que estão próximas a uma sanga.
O grande volume de água ocasionado pela chuva que caiu nas últimas 16 horas, cerca de 90 mm, acabou provocando o transbordamento do córrego. A água invadiu os imóveis causando prejuízos ao moradores.
Segundo Ricardo Machado, que reside no bairro a 35 anos, na rua Ramiro Ebling Freitas, o problema, apesar de ser antigo, parece não ter solução por parte das autoridades. “A sanga não dá vazão para a quantidade de água que desce”, explica.
Para o morador a solução seria aumentar os bueiros e fazer uma limpeza no local, facilitando o escoamento da água.
Para agravar a situação, na sanga corre esgoto a céu aberto e com a inundação, os dejetos acabam contaminando os terrenos e casas.
Ricardo conta que a alguns anos a casa em que reside era na altura do terreno. “Era rente ao chão. Tinha que manter os móveis em cima de tijolos. Agora levantei a altura da casa, mas mesmo assim a água está entrando, reclama.
Moradores que tiveram suas casas ou terrenos alagados, também reclamam do alargamento de uma ponte na rua Galvão Souto, onde a secretaria de Obras teria colocado canos com baixa circunferência, dificultando a vazão da água.
No Corpo de Bombeiros não foi registrado nenhum chamado durante o período. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a chuva vai embora neste domingo e as temperaturas caem, com mínimas de 4 ºC a 13 ºC, com possibilidade de geadas nas manhãs de terça e quarta-feira.
Confira as imagens registradas pelo morador Ricardo Machado.