As estações meteorológicas do RS divulgam quebra de recordes neste domingo no Rio Grande do Sul, quando as temperaturas máximas, estão acima de 40ºC, intensificando a estiagem no Estado. Outro problema que vem se agravando são os focos de queimadas em campos nativos e em lavouras.
Este cenário não é diferente no pampa gaúcho. Na tarde deste domingo, dia 23 de janeiro, por volta das 16h, um dos cartões postais do município de São Pedro do Sul, foi tomado pelas chamas.
O Cerro do Itaquatiá, formação montanhosa que pertence a Serra Geral e oferece vista panorâmica da região, sendo utilizado regularmente por praticantes de rapel, está localizado no interior do município.
“Estava em casa quando vi o Cerro pegando fogo, aí avisei os bombeiros, conta o morador da região, Evandro Debus, que cedeu as imagens do incêndio para o Portal de Notícias Gazeta Hoje. “Nunca ví este Cerro pegando fogo” salientou Evandro que reside há cerca de 10 anos na localidade, distante cerca de 20 Km da cidade. Na tarde deste domingo, o termômetro na praça Crescêncio Pereira, chegou a registrar 43º C.

Saiba mais – https://gazetahoje.com.br/levantamento-aponta-lavouras-sem-pragas-mas-com-severos-danos-por-estiagem/
Agricultores relatam como foi o combate a incêndio em lavouras de soja em São Pedro do Sulhttps://gazetahoje.com.br/combate-a-incendio-em-lavouras-de-soja-em-sao-pedro-do-sul/
