Um dos atendimentos na área de saúde mais aguardados pela comunidade de São Pedro do Sul e região é o retorno da realização de cirurgias no Hospital Dr. Getuinar D’Ávila do Nascimento. Conforme a direção do Hospital, em breve os atendimentos no Bloco Cirúrgico serão uma realidade e a previsão de abertura é para este mês de dezembro. “Após a visita de inspeção da Vigilância Sanitária no bloco, no dia 14 de novembro, estávamos aguardando o relatório final de ajustes. Nós recebemos o relatório na quinta-feira, 28 de novembro, e até terça-feira, 3 de dezembro, já serão atendidas as demandas solicitadas, visto que são somente detalhes burocráticos”, afirma a diretora do Hospital, Cristiane Gallina.
O local passou por melhorias em sua estrutura e também foram realizadas as manutenções necessárias, montados os kits e os equipamentos já estão organizados nas salas. “Será preciso o alvará para após correr atrás de contratos com o Estado, mas de início serão realizadas cirurgias vasculares através de convênios e particulares, até que seja agilizado um contrato para atendimento via SUS”, destaca a diretora.
A equipe de funcionários que deverá atuar no Bloco Cirúrgico está participando de capacitações, com temas relacionados à desinfecção e higiene de mãos, fluxos do bloco, classificação das cirurgias, capacitações no Centro de Materiais Esterilizados e instrumentação. “Existe um cronograma para as capacitações. A capacitação do dia 14 de novembro foi sobre desinfecção de mãos com produtos específicos para o setor, ministrado por representante da empresa Medlive”, afirma Cristiane.
Inicialmente a equipe do Bloco Cirúrgico será formada por profissionais que já atuam no Hospital, não sendo realizadas novas contratações. “Após, conforme a demanda , será feita uma nova avaliação sobre a equipe”, finaliza a diretora.
Por Andressa Scherer Tormes