Nos meses de verão, quando milhares de veranistas buscam praias e balneários para fugir do calor das cidades, os bombeiros registram o maior índice de afogamentos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 15 pessoas morrem afogados diariamente no Brasil. Ou seja, a cada 94 minutos, uma pessoa perde a vida afogada.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, somente em 2020, 15 pessoas morreram nas águas em municípios da região de Santa Maria, onde a maioria dos casos, 73%, aconteceram em rios e arroios. Dos 15 óbitos, 14 eram homens.
Com a proximidade da estação mais quente do ano, neste feriadão de Finados foram registradas duas mortes por afogamento na região central do Estado. Um dos casos aconteceu em São Sepé no domingo (31/10), quando um jovem de 25 anos estava pescando junto com um amigo, quando foi colocar uma rede em um pesqueiro na região do Corredor da Ilha e não voltou mais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas, encontrado o corpo no início da tarde do mesmo dia.
Também no domingo, a tarde, outro jovem, de 19 anos, que era militar do efetivo variável no 9º Batalhão Logístico em Santiago, morreu afogado no rio Inhacapetum em Capão do Cipó, numa propriedade particular onde estava na companhia de dois amigos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, localizando o corpo na manhã da segunda-feira (1/11).
