O Projeto São Pedro me pertence foi lançado na manhã desta terça-feira (17/8), Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O lançamento foi realizado no Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha, localizado na localidade de Carpintaria, interior do município.
A diretora do Departamento de Cultura Mariana Binato de Souza e a diretora dos Museus Walter Ilha e Fernando Ferrari Luiza Bayer realizaram a apresentação das etapas de construção do projeto e as atividades previstas, que envolvem oficinas, eventos, seminários, questionários e palestras.
Logo após, a prefeita Ziania Bolzan (PTB) destacou a importância do projeto para a valorização das potencialidades de São Pedro do Sul e para que mais pessoas possam conhecer a cidade. O vice-prefeito Vernei Delcul (MDB) e o secretário de Educação Claudio Bayer, ressaltaram que a iniciativa além de alavancar o turismo, também promove a valorização da história de São Pedro do Sul e o sentimento de pertencimento na comunidade.
SAIBA MAIS
O Projeto São Pedro me pertence busca desenvolver e estudar o patrimônio cultural com a comunidade. A iniciativa conta com oficinas online sobre patrimônio cultural com a participação das escolas do município, os grupos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e entidades convidadas. Será disponibilizado aos estudantes e visitantes material pedagógico de maneira gratuita como as cartilhas sobre a história e atividades com o intuito de desenvolver estes temas dentro do município. As visitas guiadas online e as oficinas possibilitam que os grupos possam conhecer um pouco mais sobre a história e a construção do município percebendo-se como parte integrante desta.
Também serão promovidos seminários de Paleontologia para professores do Município e da região, com o intuito de que estes professores se tornem aliados e agentes do patrimônio cultural da cidade e região, disseminando os conhecimentos através da educação patrimonial.
As escolas do Município receberão caixas pedagógicas para que sejam utilizadas nas escolas e continuarem exercitando os conhecimentos adquiridos durante a capacitação.
O Projeto com o objetivo de valorizar os saberes e fazeres da comunidade artesã local, criará a oportunidade de conversas e oficinas de capacitação divididos em encontros que terão como principal tema o Patrimônio cultural do município de maneira colaborativa.
Serão realizados eventos online abertos à comunidade para estimular a visitação aos museus e a valorização do patrimônio histórico e cultural de São Pedro do Sul.
Para que a população são-pedrense como um todo amplie seu conhecimento sobre sua história e patrimônio será realizada uma palestra gratuitamente, aberta ao público em geral com o tema Patrimônio Cultural São-pedrense, englobando Paleontologia, Arqueologia, História, Paisagens naturais e Pontos turísticos.
O site do projeto é financiado pelo Governo do Estado e realizado pelo Departamento de Cultura e Museus municipais. Com informações de Andressa Scherer / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Pedro do Sul/RS.


































































