A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, dia 25, a vacinação contra gripe. Neste ano, a imunização foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país e a proposta é de que a cobertura dos grupos prioritários aconteça até 31 de maio.
Integram a população considerada vulnerável às infecções gripais as pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e seis anos de idade (até cinco anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérpera. As doses da vacina serão aplicadas nos ESFs da cidade.
Saiba mais
A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Como a influenza e a Covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, é importante que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19.
Além da imunização, a Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento.