O governo do Estado começou a distribuir nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19), as doses da vacina da Coronavac para os municípios do interior. O transporte está sendo feito via terrestre e aérea. O imunizante chegou ontem à noite na capital e as primeiras doses foram aplicadas em uma cerimônia no Hospital de Clínicas.
De acordo com a SES, a divisão das 341 mil doses destinadas ao RS ocorreu de maneira proporcional. Após a primeira distribuição, o Piratini ainda ficará com 171 mil doses, reservadas para a aplicação da segunda dose do imunizante. Ela deverá ocorrer entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação.
Para a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS – com sede Santa Maria, que abrange 32 municípios, entre eles São Pedro do Sul estão sendo destinados 8.400 doses. Conforme o governo do Estado, ainda não há confirmação do Ministério da Saúde sobre uma segunda remessa da vacina contra o coronavírus.
A reportagem do Portal de Notícias Gazeta Hoje está buscando desde o início desta manhã informações sobre o número de doses que serão destinadas ao município e sobre o início da vacinação, mas não obteve retorno do Secretário da Saúde, Bruno Pinheiro.
Após a publicação desta reportagem pela manhã, às 10h15, no inicio desta tarde, por volta das 12h20, o secretário retornou a redação do Gazeta Hoje e informou que às 09h desta quarta-feira, dia 20, estará apresentando na Secretaria Municipal de Saúde o Plano Municipal de Vacinação. Segundo Pinheiro, após a apresentação, será aberto espaço para uma pergunta por veículo de comunicação do município.