Um paciente de São Pedro do Sul pode ter sido contaminado pelo mosquito Aedes Aegipty transmissor, entre outras doenças, da dengue. O paciente procurou atendimento médico relatando estar com sintomas como dor de cabeça intensa, hipertermia, tosse seca, calafrios e náuseas. Realizou teste para Covid-19, que acusou negativo para doença, entretanto, seguiu tendo os sintomas. Os médicos seguiram as investigações e optaram em realizar o teste para dengue, que foi encaminhado para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul – em Porto Alegre.
O paciente aguarda o resultado do exame, que deverá ser divulgado na segunda-feira, dia 27, em casa. No início desta tarde ele não apresentava os sintomas relatados anteriormente.
A Equipe de Endemias do Município fez um PVE (Pesquisa Vetorial Especial) em um raio de aproximadamente 200 metros ao redor da residência do paciente. As larvas encontradas foram enviadas ao laboratório e os criadouros destruídos além da orientação aos moradores. A partir do resultado das larvas e/ou do resultado do exame do Lacen serão tomadas outras medidas de acordo com as orientações da 4° Coordenadoria Regional de Saúde, que podem ser a aplicação de inseticida no local. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal)