Estamos nos aproximando do momento de discutir e escolher a aplicação dos recursos da Consulta Popular de 2022/2023. Na manhã de quinta-feira, 13 de outubro, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores a Assembleia Microrregional da Consulta Popular 2022. A abertura das atividades foi realizada pela prefeita Ziania Bolzan (PTB), presidente do Legislativo, vereador Zico (MDB) e pela presidente do Corede Central, Regina Hernandes.
Estiveram presentes os representantes dos municípios que compõem a microrregião Águas da Serra: São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Toropi, Quevedos, Jari, Tupanciretã, Julio de Castilhos, São Martinho da Serra e Itaara. Participaram ainda da reunião os vereadores Eduardo Serdotti (PTB), Kinha (PTB) e Enio Barcellos (PT).
De acordo com a presidente do Corede Central, Regina Hernandes, o encontro teve como objetivo avaliar as propostas inseridas no aplicativo Colab, bem como adequações das mesmas de acordo com os recursos disponíveis. Neste dia também foram realizadas Assembleias na microrregião Quarta Colônia e Santa Maria, com os mesmos objetivos.
Entre as propostas avaliadas estiveram: melhoria da fertilidade do solo; construção de microaçudes; aquisição de equipamentos para a Cooperativa Unicentral e a instalação de Agroindústria Regional de Erva-Mate.
Neste ano, serão destinados R$ 50 milhões para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), sendo que 80% dos recursos serão distribuídos de forma igualitária entre os Conselhos e 20%, partilhados por meio de um rateio, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região.



























































