Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Saúde

São-pedrense que estaria infectado é caso falso positivo para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou em nota de esclarecimento no início da tarde desta quarta-feira, dia 10, que o caso de um homem infectado pelo novo coronavírus em São Pedro do Sul é falso positivo. Segundo a nota, no dia 3 de junho a Vigilância Epidemiológica Municipal constatou no sistema e-SUS VE, onde estão relacionados os casos de Covid-19 da região, a confirmação de um caso positivo em São Pedro do Sul. No mesmo momento a Secretaria de Saúde entrou contato com o laboratório da rede privada no município de Santa Maria onde o paciente realizou o exame, e solicitou o Laudo com resultado positivo do paciente, que foi encaminhado à secretaria no dia 6 de maio, comprovando que havia um homem de 43 anos positivado de coronavírus no Município.
Diante da situação, o paciente realizou outros testes que deram negativos para a doença. A Vigilância Epidemiológica então questionou o laboratório de Santa Maria que deu origem ao primeiro resultado “positivo”, quando este informou que resultado era duvidoso, por se tratar de um lote com defeito, que já tinha sido retirado de circulação. O lote desqualificado pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde por apresentar falhas, se tratava do mesmo lote utilizado pelo laboratório no paciente que reside em São Pedro, ficando comprovado, através do e-mail enviado, na manhã de ontem, dia 9, pelo laboratório particular, que o Município não possui nenhum caso de infectado pelo novo coronavírus.
A secretaria não divulgou o nome do laboratório que fez o exame falso negativo.
Confira a nota na integra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Sul e Vigilância Epidemiológica do Município vem a público esclarecer as questões relacionadas ao resultado positivo para COVID-19, no Município.
Primeiramente, reforçar que desde o início da Pandemia o município vem seguindo rigorosamente todas as orientações da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), decretos da Secretaria de Saúde Estadual e Ministério da Saúde, visando a redução de impactos desfavoráveis pela infecção do Novo Coronavírus, COVID-19, na saúde dos nossos munícipes.
Neste cenário é de inteira responsabilidade da Secretaria de Saúde, adotar medidas assistenciais e administrativas para evitar a propagação do vírus, assim como manter a transparência com a população são-pedrense, divulgando os dados epidemiológicos referentes a CASOS SUSPEITOS /EM MONITORAMENTO, CASOS CONFIRMADOS (POSITIVOS), CASOS NEGATIVADOS, ALTA CLINICA e ÓBITOS.
No dia 3 de junho de 2020 a vigilância epidemiológica municipal, no ato de exportação dos dados do sistema e-SUS VE (Sistema do Governo do Estado do RS), relacionados ao COVID-19 da região, recebeu a confirmação de um caso positivo do nosso município. Em seguida, foi realizado contato com o laboratório da rede privada no município de Santa Maria, o qual o paciente realizou o exame e responsável por esta NOTIFICAÇÃO. Foi solicitado o Laudo com resultado positivo do paciente, o qual foi encaminhado ao nosso município com data de 6 de maio de 2020, comprovando a veracidade desta informação, de que se tratava de um caso positivado de CORONAVÍRUS.
Baseados nesta informação, na PORTARIA SES Nº222/2020, ARTIGO 1º E 2º, também considerando que a nossa população merece ter todas as informações, foi feita a divulgação apenas do resultado positivo, respeitando o sigilo em relação ao nome do paciente.
A notificação de casos suspeitos e confirmados e a posterior divulgação é de extrema importância e obrigatoriedade, para que possamos traçar medidas de controle, fato que exige responsabilidade tanto do órgão públicos e privados dos setores responsáveis, quanto dos pacientes que vierem a ter resultados positivos. Da mesma maneira, a Secretaria Estadual de saúde, vem cobrando dos municípios da região a existência de subnotificações e não divulgação de casos.
Posteriormente, o paciente positivado realizou vários exames, entre testes rápido fornecidos na ESF e exame sorológico, na busca de confirmação, obtendo resultado NEGATIVO em todos os novos exames.
Nesse Contexto, diante da presença de um resultado positivo e vários negativos, a Vigilância Epidemiológica Municipal questionou o laboratório que deu origem ao primeiro resultado “positivo”, oriundo da cidade de Santa Maria, o qual, num segundo momento, informou que este resultado era duvidoso, por se tratar de um lote com defeito, que já tinha sido retirado de circulação. Ademais, o lote desqualificado pela 4ª CRS por apresentar falhas, se tratava do mesmo lote utilizado pelo laboratório no paciente em questão, sendo finalmente comprovado, através do e-mail enviado, na manhã do dia 9 de junho de 2020, pelo laboratório particular, que testou o paciente inicialmente.
Neste momento, foram adotadas todas as medidas para excluir o paciente do Boletim Epidemiológico Estadual e Municipal, saindo das estatísticas de caso confirmado para Covid-19 em São Pedro do Sul, por se tratar de um “Falso Positivo”.
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde em momento algum foi de alarde ou terror, e sim de esclarecimento, transparência e orientação a medidas mais rígidas de prevenção e combate ao COVID-19.
A Prefeitura Municipal ressalta que a identidade dos pacientes suspeitos ou confirmados, não foi e não será divulgada, pois se trata de ética e sigilo profissional, sendo que os protocolos seguidos não permitem a identificação. Entendemos que mais importante do que identificar o paciente é redobrar hábitos de higiene, lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel 70% quando necessário, usar máscara em todos os ambientes – abertos ou fechados, públicos ou privados – evitar aglomeração de pessoas, manter o distanciamento e sair somente quando necessário.
Portanto, o município informa, que não possui nenhum caso positivo para Covid-19. Porém, no site da Secretaria de Saúde Estadual poderá continuar como positivo até atualização do sistema.
Raquel Mendonça – Secretária Municipal da Saúde
 Menezes Gabriele Braibante Pereira –  Enfermeira Epidemiológica

Leia também

Geral

Em função de um pico de contágio por covid-19 observado no Estado, o governo emitiu, pela quarta vez consecutiva, Avisos para todas as 21...

Geral

A média móvel de casos de covid-19 chegou a 30.487 notificações diárias, maior número desde 26 de março, segundo o painel de dados Monitora...

Geral

O Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras em estabelecimentos fechados. A medida não é obrigatória, exceto...

Geral

Em abril, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas alertou para a importância da dose de reforço em todas as pessoas.

Saúde

A diretora do Hospital Municipal Dr. Getuinar Davila do Nascimento (HMGDN) em São Pedro do Sul, Cristiane Gallina, o médico regulador da secretária de...

Geral

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech disseram, nesta segunda-feira (23/5), que três doses de sua vacina contra a covid-19 geraram forte resposta imune em crianças...

Saúde

O Ministério da Saúde recomendou a segunda dose de reforço ( 4ª dose) para pessoas com 60 anos ou mais na quarta-feira, dia 19....

Saúde

A emissão ocorre depois de nove semanas sem envio de avisos ou alertas no âmbito do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia.

Saúde

Pesquisadores da instituição identificaram 23 sintomas após o término da infecção aguda.

Saúde

O molnupiravir é um medicamento antiviral de uso oral

Geral

A publicação também reforça a importância da vacinação contra a influenza, ofertada nos postos de saúde.

Saúde

Nesta semana, ocorreram 49 óbitos, uma média de sete mortes por dia, representando uma estabilidade na semana.

Saúde

Nilson, 56 anos, é motorista do transporte escolar em São Pedro do Sul

Geral

As entidades manifestam preocupação com o "fim abrupto" da emergência.

Geral

Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19.

Saúde

A queda na letalidade está relacionada à vacinação da população.

Saúde

Nesta quarta-feira, 30 de março, foi publicado o Decreto Municipal nº 3.784, que dispõe sobre o uso facultativo de máscara de proteção facial em...