A Secretaria da Saúde (SES) definiu, na terça-feira (25/4), a ampliação da recomendação da dose bivalente contra a covid-19 para toda a população acima dos 18 anos. A pactuação foi feita junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e segue a orientação publicada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (24/4).
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.
Os municípios do Estado já estão autorizados a começar a vacinação do público acima dos 18 anos, conforme disponibilidade de doses. A opção pelo escalonamento das faixas etárias cabe a cada gestor municipal.
Até agora, a dose bivalente era recomendada para pessoas acima dos 60 anos, pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários (como indígenas, trabalhadores da saúde e população privada de liberdade).
A nota divulgada pelo Ministério da Saúde reitera a importância de incentivar aqueles que não foram vacinados a receberem o esquema primário completo e as doses de reforço de acordo com os intervalos sugeridos pelo Programa Nacional de Imunizações. A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível. Mantém-se também a recomendação de vacinação contra a covid-19 de toda a população elegível acima de seis meses de idade.
São Pedro do Sul – As imunizações com a vacina bivalente são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h, em todas as unidades de ESF, enquanto houverem doses disponíveis. Para receber a imunização é necessário ter realizado duas doses da vacina monovalente.
O segmento da campanha ocorrerá de acordo o recebimento das doses.
➡️ VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 COM AS DEMAIS DOSES
- Segunda a sexta-feira
Público-alvo:
Aplicação da 1ª, 2ª dose para pessoas com 12 anos ou mais;
Dose de reforço (3ªdose) para pessoas com 12 anos ou mais que completou quatro meses da 2ª dose;
Segundo reforço (4ª dose) para pessoas com 30 anos ou mais e profissionais da saúde que já completaram quatro meses da 3ª dose.
Horário: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h.
Local: ESF em que for cadastrado.
- Obrigatório levar carteira de vacinação comprovando as doses anteriores para os pacientes que vão realizar a 2ª e 3ª dose e a 2ª dose de reforço (4ª dose), além do documento de identificação.
