Pessoas acima de seis meses de idade já podem receber a vacina contra a influenza. A ampliação do público foi anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde e passou a valer a partir de hoje no Rio Grande do Sul.
“Cada município faz a sua organização de vacinação conforme a sua disponibilidade de doses”, explica Eliese Denardi Cesar, chefe da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Em São Pedro do Sul a vacina será aplicada a partir desta quarta-feira (7) nos ESFs da cidade, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. As doses serão disponibilizadas de acordo com o recebimento da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde – 4ª CRS .
No Rio Grande do Sul, 336 dos 497 cidades estão em estado de calamidade pelas chuvas. “Diante deste cenário, o município deverá avaliar a possibilidade de vacinação extra muros nos abrigos temporários onde está localizada a população”, ressalta a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS, Roberta Vanacôr Lenhardt.
A ampliação do público é com doses remanescentes do público prioritário. O público prioritário no Rio Grande do Sul foi estimado em cerca de cinco milhões de pessoas. Segundo o painel do Ministério a Saúde, o Rio Grande do Sul lidera a cobertura vacinal, tendo vacinado 35,83% do grupo prioritário formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras indígenas.