Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Educação

MEC divulga calendário de inscrições do Sisu, ProUni e Fies

Programas aumentam chances de ingresso no ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem o calendário com os prazos de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os programas aumentam as chances de ingresso no ensino superior.SisuO Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC que seleciona candidatos a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas de educação superior.Veja o calendário:3 a 6 de agosto – Período de inscrição;10 de agosto – Resultado da chamada única;11 a 16 de agosto – Período para matrícula dos selecionados em chamada única.     Lista de Espera10 a 16 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;18 de agosto – Disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes;   19 de agosto – Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera.
ProUniO Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes brasileiros ainda não graduados, em instituições privadas de ensino superior.Confira as datas:13 a 16 de julho – Período de inscrição;                           20 de julho – Resultado da primeira chamada;             20 a 28 de julho –  Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino superior, quando houver;3 de agosto – Resultado da segunda chamada;             3 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.Lista de espera                            17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;     20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;     23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.
FiesO Fies é a política educacional que concede financiamentos a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Saiba mais:27 a 30 de julho – Período de inscrição;3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.
Lista de Espera*4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.*Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera. Fies – Vagas remanescentes8 a 10 de setembro – primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados;27 a 29 de outubro – segundo período de inscrição somente para candidatos matriculados.Fonte: Agência Brasil.

[ID do metacontrolador=”6167″]

Leia também

Educação

Começam nesta terça-feira (28/6) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que...

Geral

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto, a lei que permite a renegociação de dívidas do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Publicada no Diário Oficial...

Educação

A consulta de vagas para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser acessada no portal Acesso Único....

Educação

O texto permite a oferta de bolsas pelas faculdades privadas a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa.

Notícias

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

Notícias

O programa abriu 66.555 vagas para financiamento de curso superior em instituições particulares.

Educação

O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Enem conquistem vagas em universidades públicas. 

Geral

Na CEF, a expectativa é de que até 800 mil estudantes façam a renegociação de seus contratos

Educação

Os estudantes da primeira chamada terão os dias 3 e 4 de março para comprovação das informações prestadas na inscrição.

Educação

Acesse a lista com os candidatos aprovados

Educação

As inscrições encerram na sexta-feira, dia 18.

Geral

Para estudantes inscritos no CadÚnico, beneficiários do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%.

Educação

Pelo calendário divulgado pelo ministério, os processos seletivos dos programas para o primeiro semestre começam em 15 de fevereiro; confira

Educação

Mais de 84,5% das vagas disponíveis são para instituições federais.

Educação

A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

Educação

Dentre as principais propostas estão o parcelamento das dívidas em até 150 meses

Educação

A prorrogação do prazo tem por objetivo garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia de covid-19.