A Associação Comercial e Industrial São Pedro do Sul recebe na noite desta terça-feira, dia 12, a partir das 18h30, o professor Àtila da Rosa, coordenador do programa de pós-graduação em Patrimônio Cultural da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a professora Angela Marinho, pró-reitora de extensão do IFFAR (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha).
Os educadores estão a frente da organização do processo de reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) do Geoparque Raizes de Pedra, que engloba os municípios de São Pedro, do Sul, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis. O evento, com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre a importância do geoparque, é organizado pelo Departamento de Cultura do Município e aberto as entidades locais.

O reconhecimento da organização internacional, será fator de desenvolvimento sustentável para as cidades envolvidos, gerando renda para as populações, principalmente através de turismo rural e científico.
Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é “um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-economico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura”.

































































