A fase de envio de propostas para a Consulta Popular 2025 está na reta final. Os cidadãos têm até o próximo domingo (10) para sugerir ações e projetos que poderão integrar o orçamento estadual do próximo ano. A participação é totalmente digital e deve ser feita no portal da Consulta Popular.
Para contribuir com propostas (idéias) para o seu município, o cidadão de ter 18 anos ou mais. As propostas passarão por análise técnica e atendidos os critérios estabelecidos poderão se tornar demandas elegíveis originando o caderno de propostas elegíveis. Clique aqui para participar
Após o encerramento da fase de envio de ideias, os projetos habilitados passarão para a etapa de votação popular, prevista para ocorrer em outubro.
A segunda etapa são as assembleias iniciais regionais que já aconteceram no Corede Central; a terceira etapa são as assembleias microrregionais que acontecerão nos municípios de São Pedro do Sul, Santa Maria e São João do Polesine em datas a serem agendadas; a quarta etapa serão as assembleias regionais ampliadas com a participação do poder público e a sociedade civil e onde de fato serão definidas as propostas que irão constar na cédula de votacão do Corede Central do qual fazem parte 19 municípios.
A quinta e última etapa é a votação propriamente dita que vai acontecer no período de 06/10 a 10/10 de 2025 que será totalmente digital on line e off line por meio do portal da Consulta Popular.
A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Central Regina Helena Santarem Hernandes, reforçou o convite a população são-pedrense para participar do processo. “A participação é fundamental, porque através dela qualquer cidadão com mais de 18 anos tem a oportunidade de participar ativamente do processo e apresentar as propostas que julgar importantes para o município ou região. Na consulta popular do ano anterior conseguimos uma excelente participação da sociedade civil e já encaminhamos projetos para a liberação dos recursos para infraestrutura do turismo municipal e para o programa de castração de cães e gatos, uma demanda crescente da população sao-pedrense”, disse
