Desde o último dia 30 de abril, o número de infectados pelo novo coronavírus desde o inicio da pandemia em São Pedro do Sul subiu de 1.071 para 1.272, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde de hoje, segunda-feira (17/5). No mês já foram notificados 201 novos casos e quatro óbitos.Em abril foram notificados 223 novos casos e cinco óbitos relacionados a doença.
Já nos meses de janeiro e fevereiro, a média de casos ativos no município era de 20 a 30 moradores. Entre março e abril esta média ficou entre 30 e 70 pessoas e de acordo com o B.E. de hoje, 117 pacientes estão em tratamento com a doença.
Nesta segunda-feira, o Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19, em anexo a Secretaria Municipal de Saúde no bairro Maturino Bello, registrou o maior número de atendimentos em um só dia, desde que foi aberto.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Bruno Pinheiro, o momento é de grande preocupação. “Toda a região registra aumento considerável de casos. Se não houver maior conscientização e medidas que diminuam a circulação de pessoas e aglomerações, vamos viver um cenário de caos, só hoje totalizamos 90 atendimentos, com vários casos positivos e 2 novas internações hospitalares” pontuou o secretário, salientando que no final de semana o número de atendimentos no Pronto Atendimento Municipal foi bem acima do registrado em outros dias.
Questionado se o aumento na demanda de atendimentos, está relacionado com as baixas temperaturas desta época que causam maior incidência os casos de gripe, Pinheiro confirmou que há este acréscimo. “Sim, temos um aumento nos casos de gripe, mas a maioria é realmente Covid. E a necessidade de testagem aumenta a demanda de atendimento, alertou.