A vacinação contra o coronavírus começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito no domingo (17), pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante coletiva no Rio de Janeiro.
Segundo o ministro, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. O uso emergencial da CoronaVac foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A partir da aprovação, o governador Eduardo Leite afirmou que o Rio Grande do Sul está preparado para começar a campanha no máximo até quinta-feira, dia 21.
“Amanhã (segunda-feira) mesmo deve começar a distribuição das primeiras doses aos estados, assim será possível de ser iniciada no RS até o dia 21 (talvez 20), garantiu Leite.
Em São Pedro do Sul os membros do COE – Centro de Operações de Emergência – , estiveram reunidos na última sexta-feira para avaliar planos de contingências recebidos e principalmente para deliberar sobre o Plano Municipal do Vacinação contra a Covid-19, que está sendo elaborado por equipe específica da Secretaria Municipal de Saúde.
A tendência é de que a vacinação no município inicie no momento que as doses estiverem disponíveis , o que deverá acontecer na quarta-feira (20), ou no máximo até a quinta-feira (21).
De acordo com o plano nacional de imunização, as três primeiras fases de imunização incluem os seguintes grupos:
Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades.
Ainda não está definido em qual fase serão inseridos os demais grupos prioritários.