A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Pedro do Sul atende hoje 83 pessoas, desde recém-nascidos até a faixa etária de 55 anos. A Instituição oferece serviços nas áreas de assistência social, fonoterapia, educação especial, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia e fisioterapia. Também são desenvolvidas terapias de grupos, tanto para usuários quanto para os pais, grupo de danças, oficinas de música, beleza, entre outras, através da realização de parcerias.
A equipe é formada por 12 profissionais e a Associação é mantida por meio de recursos provenientes da Prefeitura Municipal, além de doações de entidades e comunidade, através de verbas parlamentares e da Federação das Apaes (Feapaes), mediante a realização de projetos. A APAE também foi beneficiada com recursos do Fundo Social do Sicredi, que permitiram a construção da sala sensorial e de uma rampa de acesso ao prédio. Outra entidade parceira é a Associação Comercial e Industrial (ACI) de São Pedro do Sul, que custeia os lanches diários e auxiliou na reforma do telhado do prédio.
De acordo com a presidente da APAE, Inez Marchezan, todo o valor arrecadado é destinado para a manutenção da Associação, como por exemplo, gastos com energia elétrica, água, aquisição de materiais e pagamento dos funcionários. Inez ressalta que os recursos obtidos através de emendas parlamentares já são pré-definidos mediante projetos específicos, não sendo possível destinar para outras necessidades da Instituição. Por isso, para atender a todas as demandas da APAE, as campanhas e a ajuda da comunidade também são fundamentais.
Conforme a presidente, nos últimos 18 meses foram realizadas diversas melhorias, entre elas: aumento da equipe de 8 para 13 funcionários, ampliando assim o atendimento de 65 para 83 usuários; construção de uma rampa de acesso ao prédio,; execução do contrapiso e instalação de pracinha inclusiva; sala sensorial com materiais técnicos necessários e a aquisição de materiais didáticos atualizados. Também foi feita uma nova cobertura para o prédio e troca da caixa d’água, pintura interna e externa do prédio , contratação de empresa de segurança por videomonitoramento e ronda, instalação de nova placa de identificação e localização, entre outras ações.
Entre os novos objetivos traçados para a APAE estão a instalação de uma cozinha industrial com garagem, para uso e realização de cursos destinados aos usuários e familiares. Inez afirma que o projeto arquitetônico da cozinha industrial e da garagem já foi elaborado. “Para o nosso próximo projeto temos o intuito de construir uma piscina térmica para várias terapias, principalmente, fisioterapêuticas”, destaca a presidente.
Entre os eventos realizados pela comunidade para auxiliar na manutenção da instituição, acontece neste sábado mais uma edição da Feijoada Solidária da Apae, promovida desde o ano de 2015 pelo Grupo Trilha e Cia em parceria com o Portal de Notícias Gazeta Hoje. A programação ocorre neste sábado, 03 de agosto, na AABB de São Pedro do Sul. O início do jantar baile está previsto para às 20h e a animação musical estará a cargo da dupla Rodrigo e Valmir.
O grupo de danças gaúchas da APAE também estará abrilhantando a noite com as novas roupas que foram adquiridas através de uma Ação entre Amigos que visou a padronização das indumentárias. Na ocasião também será realizado o sorteio e divulgado o ganhador(a) da Ação entre Amigos.
Os convites antecipados estão sendo vendidos a R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de 6 a 12 anos e podem ser adquiridos com os organizadores. Participe e ajude a APAE de São Pedro do Sul a proporcionar ainda mais melhorias e atendimentos para os usuários e seus familiares!
Por Andressa Scherer Tormes