Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Agronegócio

Conab reduz estimativa safra de grãos para este ano

A plantação de arroz atinge uma área de 1.684 mil hectares no país, incremento de 1,1% em relação à safra anterior.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para baixo a estimativa da safra de grãos este ano no país. Ela informou hoje (10), em Brasília, que as condições climáticas adversas registradas durante o cultivo da segunda safra afetaram as projeções de produtividade nas lavouras, reduzindo a previsão em 9,57 milhões de toneladas.
A queda atinge principalmente a cultura do milho. Com isso, a expectativa é que a produção atinja 262,13 milhões de toneladas no período 2020/2021.
Os números constam do 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Conab. Apesar da queda na comparação com a estimativa do mês anterior, o volume total a ser colhido em 2021 deve superar em 2% ou 5,11 milhões de toneladas a safra de 2019/20.

Culturas
A companhia disse, ainda, que na principal cultura cultivada na segunda safra, o milho deve apresentar uma redução na produtividade, impactado pela baixa ocorrência de chuvas entre abril e maio.
“Com isso, a estimativa é que a produção total do cereal chegue a 96,4 milhões de toneladas, sendo 24,7 milhões de toneladas na primeira safra, 69,9 milhões na segunda e 1,7 milhão na terceira, uma redução de 6% sobre a produção de 2019/20. A queda esperada se deve, sobretudo, ao retardamento da colheita da soja e, em consequência, o plantio de uma grande parte da área do milho segunda safra fora da janela indicada”, explicou a Conab.
No caso da soja, a situação é inversa. A colheita da oleaginosa indica um crescimento de 8,8% em relação à produção da safra 2019/20, o que representa acréscimo de 11 milhões de toneladas. Com isso, a produção deve ficar em 135,86 milhões de toneladas, resultado que garante o Brasil na posição de maior produtor mundial da leguminosa.
A Conab disse esperar que a safra do feijão se mantenha próxima a três milhões de toneladas. Com a produção de três safras, apenas a primeira foi encerrada. A segunda ainda está sendo colhida e a terceira encontra-se em fase de semeadura.

Arroz
O arroz tem produção estimada em 11,6 milhões de toneladas, aumento de 4% frente ao volume produzido na safra anterior. A plantação atinge uma área de 1.684 mil hectares, incremento de 1,1% em relação à safra anterior.
“Na última semana de maio, já havia 99% da área total colhida. Houve a intensificação da colheita a partir de março, a qual está com as operações em uma evolução similar ao da safra anterior”, informou o órgão.
No caso das culturas de inverno, o plantio foi iniciado em abril e intensificado em maio. Destaque para o trigo, produto no qual as estimativas preliminares indicam uma área plantada de 2,5 milhões de hectares e uma produção de 6,94 milhões de toneladas.
“As condições climáticas estão irregulares, principalmente no que se refere às precipitações, porém, a expectativa é de uma incidência mais regular das precipitações para garantir umidade adequada nos solos, viabilizando a germinação, emergência e desenvolvimento inicial das lavouras”, detalha levantamento da Conab.

Área plantada
O estudo acrescenta que a área plantada deve apresentar um crescimento de 4,2% em comparação com a safra anterior, chegando a 68,7 milhões de hectares. Destaque para a soja, com expansão de 1,6 milhão de hectares, e para o milho segunda safra com ganho de 8,4%, o que corresponde a 1,15 milhão de hectares.

Leia também

Agronegócio

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) dá como encerrada tecnicamente a safra do arroz 2021/2022. O último levantamento da autarquia aponta que 927.009...

Agronegócio

De acordo com o Irga, já foram colhidos 874.172 hectares

Agronegócio

São 321.528 hectares colhidos no momento, o que representa 33,59% da área total semeada no RS (957.185 ha).

Agronegócio

Entre as cultivares, a IRGA 424 RI segue liderando, com 54,6% do total (523 mil ha).

Agronegócio

A cifra representa crescimento de 12,5% em relação à safra 2020/21, o equivalente a 32 milhões de toneladas.

Agronegócio

São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nas empresas e residências de pessoas envolvidas no esquema Foto: Divulgação

Agronegócio

Foram semeados, até o momento, 344.673 hectares dos 957.449 ha previstos.

Agronegócio

Das seis regionais arrozeiras, apenas a Depressão Central aponta para crescimento da área cultivada com arroz. Foto: SEAPDR

Agronegócio

Os elevados preços pagos dos grãose a desvalorização do real, têm tido forte impacto nos custos de produção.

Agronegócio

A CONAB e o IBGE revisaram para baixo as estimativas da safra de grãos 2020/2021.

Agronegócio

A produção de grãos no Brasil deverá ficar em 254 milhões de toneladas, segundo o 11º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021 divulgado hoje...

Agronegócio

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve alcançar o recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021, segundo a estimativa de junho...

Agronegócio

A capacidade de armazenamento agrícola no Brasil foi de 176,3 milhões de toneladas no segundo semestre de 2020, o que representa uma redução de...

Geral

Os agricultores, em geral, costumam se preocupar com o momento da colheita, período muito importante quando o assunto é produção. Medidas como regulagem das...