Três produtores rurais tiveram perda total em suas lavouras de soja neste inicio de 2022 na localidade de Poço Redondo, interior de São Pedro do Sul. As plantações foram destruídas por um incêndio que teria iniciado com a queda de um cabo energizado da RGE Distribuidora sobre a área cultivada.
No inicio da tarde do sábado, dia 1º, por volta da 1h30, o agricultor João Peripólli observou uma fumaça vindo da direção onde havia a sua plantação de soja. De imediato pegou uma caminhonete e foi ao local, encontrando grande parte da lavoura em chamas. “Eu estava sesteando, levantei e logo vi que era fogo na lavoura. Quando cheguei lá já tinha queimado umas 30 hectares. Não tinha ninguém em casa na volta, estavam todos num aniversário ou tinham saído pra visitar os parentes. Fui para casa e pedi pra minha filha dar um jeito de avisar os vizinhos e voltei pra apagar o fogo. Durante toda a tarde o pessoal foi se mobilizando, chegando e ajudando”, disse.
Ainda de acordo com o relato do produtor, para conter o fogo e evitar que se alastrasse para outras lavouras, residências e galpões nas proximidades, mais de 40 pessoas trabalharam até o inicio da madrugada do domingo, utilizando galhos, máquinas de colocar veneno, carregando água em baldes, arando a terra com tratores para segurar as chamas, entre outras ações. “Se não fosse toda a comunidade ajudar não sei o que seria. Todos pegaram firme” conta Roselaine Peripolli, esposa de João. “De madrugada, quando o pessoal foi para casa, eu e meu marido ainda passamos a noite na lavoura com medo que o fogo voltasse, apagando alguns focos aqui e ali.” conta. Muita gente saiu com os pés e as mãos queimadas, salientou.
Ao todo o fogo consumiu cerca de 90 hectares, entre campo, lavouras, mata nativa e mato de eucaliptos, destruindo ainda aproximadamente 4.500 metros de cerca. Além de João Peripolli, que perdeu 40,5 hectares de sua lavoura, os agricultores Valmor Trost ( 16,5 hectares) e Ezequiel Cassel (4 hectares) também tiveram perda total em suas plantações.
Ainda segundo relato de moradores da região a reportagem do Gazeta Hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros de São Pedro do Sul foi acionado e estiveram no local, porém não atuaram no combate ao fogo na área de lavouras e matos, e sim contendo as chamas a beira da estrada.

Fotos e imagens: produtores rurais da região afetada pelo incêndio e Engª Florestal Luna Parode Dalcul.
