Os cartórios do Rio Grande do Sul passaram, desde a última segunda-feira (25/10), a receber denúncias contra a violência doméstica.
Com o slogan “Para a vítima basta um X na mão. Para o cartório basta uma ligação”, a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR)lançou a Campanha Sinal Vermelho, iniciativa que une a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em ações práticas e institucionais no combate a um crime cada vez mais constante no país.
A campanha tem como objetivo incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo no Cartório, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. A ação é uma resposta conjunta ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia, que segundo dados divulgados pela AMB, mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual entre agosto de 2020 e julho de 2021.
“A violência contra as mulheres sempre existiu, porém, nesse período de 20 meses de pandemia do coronavírus, a situação se agravou, elas passaram a ficar mais tempo em casa e, muitas vezes, com seus próprios agressores”, afirmou o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva.
Em São Pedro do Sul, colaboradores do Cartório de Registros Públicos passaram por um treinamento nesta semana, quando foi feita a apresentação da campanha e foi passado o protocolo de como agir quando a vítima solicitar ajuda. Os colaboradores receberam ainda a cartilha oficial do combate à violência doméstica, onde consta as instruções sobre a campanha.
Com informações do Cartório de Registros Públicos de São Pedro do Sul e Assessoria de Comunicação Anoreg/BR.