Firmino Cardoso Junior retomaram as aulas nesta semana
Por: Andressa Scherer
Os estudantes da Escola Estadual Hilda Koetz voltaram às atividades escolares nesta semana. O inicio das aulas ocorreu na sexta-feira, 21, para cerca de 120 estudantes e a expectativa é a de que o número de alunos aumente, tendo em vista que ainda há vagas disponíveis do 4º ao 9º ano e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Após o feriado de carnaval, as aulas retornam na quarta-feira, 26. A instituição de ensino conta com 22 profissionais entre professores, funcionários e equipe diretiva. “Sempre tentamos organizar a escola da melhor forma possível para receber os alunos, mas não foram realizadas grandes reformas. A novidade são as novas bases curriculares, as quais estamos nos empenhando para adequar. Também a partir deste ano, a escola funcionará somente nos turnos manhã e noite, das 8h ao meio-dia e das 18h30min até às 22h30min. No turno da tarde estará fechada”, afirma a diretora da escola, Nise Essy.
Na Escola Estadual Firmino Cardoso Junior as aulas iniciaram na quinta-feira, 20, para os cerca de 370 alunos matriculados. A equipe é composta por 30 professores/funcionários. De acordo com a diretora da escola Camila Campagnolo, há mudanças previstas na rede estadual quanto à organização curricular. “Temos agora quatro períodos nos anos finais, disciplinas novas sendo inseridas como Produções Interativas para os anos iniciais e Projeto de Vida para os anos finais. Há indicativos de que terão a disciplina de Língua Espanhola, mas ainda sem professor designado para isso”, afirma a diretora.
As avaliações dos estudantes também vão ter mudanças. “Os registros serão feitos por meio de nota de 0 a 10 e a média mínima para aprovação será 6. Temos como expectativa para esse ano que continuemos com a participação da família e dedicação dos alunos que aliados ao comprometimento dos professores e funcionários, resultarão em uma educação de qualidade”, destaca a diretora.
Na Escola Estadual Tito Ferrari o início do ano letivo ocorre no dia 05 de março, para cerca de 800 alunos. No último sábado, 15, a instituição de ensino recebeu melhorias para recepcionar os estudantes, através do projeto “Eu Vivo Minha Escola” que é desenvolvido pela Fundação Antonio Meneghetti. As ações consistem na reforma da pracinha; realização de um jardim em torno dos prédios com a logo do Tito Ferrari; plantio de árvores nativas e frutíferas na parte interna e externa, instalação de bancos e mesas para os alunos jogarem xadrez embaixo das sombras das árvores que já existem.
De acordo com a diretora Adriana Gomes Rodrigues, a instituição de ensino está entre as 10 escolas-piloto selecionadas para a implantação do Novo Ensino Médio. As mudanças passam a valer para os estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio, com disciplinas voltadas para as tecnologias. “São muitas as mudanças na matriz curricular. Os pais agora também possuem acesso ao desempenho do aluno pelo portal da Secretaria de Educação do Estado, podendo acompanhar a frequência e as notas.Caem os conceitos e volta a média quantitativa em todos os turnos, mas diminuem o número de períodos por dia. O turno da manhã passa a ter quatro períodos, tarde cinco e noite quatro períodos. As médias não serão mais por área do conhecimento e sim por disciplinas”, destaca a diretora.
No ensino fundamental, as principais mudanças previstas para este ano são: professor da área desde o 1º ano, inclusão da disciplina de Espanhol e aula Produções Interativas a partir do 1º ano; períodos de aula com duração de 1 hora.
Sobre o que a equipe da escola espera para o novo ano letivo, Adriana afirma: “Sabemos que será um ano de muitas expectativas tanto para os professores quanto alunos, com todas as mudanças que estão por vir. Mas esperamos que apesar de tudo seja um ano de paz e esperanças renovadas”.