Na última quarta-feira, 24 de junho foi realizada a 10ª Conferência Municipal de Saúde, na Casa de Cultura de São Pedro do Sul. Participaram da abertura oficial o prefeito em exercício, Bruno Pinheiro, a secretária de Saúde, Raquel Mendonça Menezes, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Neila Casola. Também estiveram presentes autoridades, servidores da saúde, representantes de entidades e comunidade em geral.
A Conferência Municipal de Saúde, que ocorre a cada quatro anos, é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a secretária de Saúde, Raquel Mendonça Menezes, um dos pontos de destaque abordados durante a Conferência é o atual modelo de financiamento, que muitas vezes não corresponde às necessidades e à realidade de cada município. “Nós temos um eixo muito importante que aborda o modelo de financiamento. Hoje, por exemplo, as emendas parlamentares estão muito vinculadas a pedidos de vereadores e, às vezes, a pedidos que nem condizem com o que é necessário para a população. Atualmente dependemos de emenda parlamentar para comprar exames, por exemplo. Então, esse modelo de financiamento deveria vir justamente para custear os serviços básicos da saúde”, destaca a secretária.
Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Neila Casola, os eixos temáticos debatidos permitiram a elaboração de propostas fundamentais, construídas a partir de um diagnóstico que reflete as necessidades, os desafios e as potencialidades da saúde em São Pedro do Sul. “Essas contribuições serão essenciais para o avanço das políticas públicas de saúde em nosso município, no estado e no país. Nossa Conferência foi muito positiva, democrática e participativa, demonstrando o compromisso de todos com uma saúde pública cada vez melhor. Muito obrigada a todos os participantes, palestrantes, delegados, convidados, apoiadores e equipe organizadora”, afirma Neila.
O tema central “Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil!” foi abordado pela palestrante Daiana Schneider Vieira, que é psicóloga, mestra em Psicologia e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria Estadual da Saúde. Daiana atua na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santa Maria.
A temática foi trabalhada em quatro eixos. Na ocasião também foram eleitos os seguintes representantes:
Segmento Gestão
● Delegado Titular: Emerson Silveira
● Delegado Suplente: Raquel Mendonça Menezes
Segmento Trabalhadores da Saúde
● Delegada Titular: Neila Elizete Bartsch Casola
● Delegada Suplente: Maria Lenhardt
Segmento Usuários
● Delegada Titular: Talita Paulina Ludtke Costa
● Delegada Suplente: Nhara Terezinha Bayer Ebling
● Delegada Titular: Neisa Maria Mariano
● Delegada Suplente: Narise Xavier dos Santos
Com a realização da etapa municipal, as propostas aprovadas e os delegados eleitos representarão São Pedro do Sul na 10ª Conferência Estadual de Saúde, contribuindo para a construção coletiva de diretrizes que fortalecerão o SUS e orientarão as políticas públicas de saúde nos próximos anos, em âmbito estadual e nacional. Andressa Scherer Tormes






























































