Com o início do ano letivo marcado para o dia 18 de fevereiro, as escolas estaduais de São Pedro do Sul finalizam os últimos ajustes para receber os estudantes. Formação de professores, melhorias na estrutura, organização dos horários e ações de acolhimento fazem parte do planejamento para garantir um retorno tranquilo e produtivo.
Na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, o diretor Luís Eduardo da Silva explica que a primeira semana será destinada à adaptação dos alunos. “Nos primeiros dias, realizaremos atividades de acolhimento, informação dos novos horários, rotinas da escola e avaliações diagnósticas”, destaca.
As aulas iniciam nos três turnos. No dia 18, o turno da manhã começa às 8h para as turmas de 6º a 9º ano, à tarde às 13h , com as turmas do Ensino Médio e à noite às 19h, para as turmas do Ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Nos dias 19 e 20 de fevereiro, aulas vão ocorrer da seguinte forma:
Turno manhã: início às 7h50min, com as turmas do 6° ao 9º ano.
Turno tarde: início às 13h, com turmas de Ensino Médio.
Turno noite: início às 19h, com turmas de Ensino Médio e EJA.
A partir do dia 23, a escola passa a funcionar com os horários regulares, incluindo a nova organização do Ensino Médio em Tempo Integral, da seguinte forma:
Anos Finais (6º ao 9º): das 7h50min às 11h50min, de segunda a sexta-feira.
1ºs anos Ensino Médio Integral:
Segundas, terças e quintas: das 7h50min às 17h.
Quartas e sextas: das 13h às 17h
2ºs anos Ensino Médio: todas as tardes, das 13h às 17h e segunda-feira de manhã, das 7h50min às 11h50min.
3ºs anos Ensino Médio: todas as tardes, das 13h às 17h e quinta-feira de manhã, das 7h50min às 11h50min.
Noturno (Ensino Médio Regular e EJA): das 19h às 22h35min.
Escola Tito Ferrari amplia jornada com ensino integral
A partir de 2026, a Escola Tito Ferrari inicia oficialmente a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), começando pelos alunos do 1º ano. Nesse modelo, os estudantes permanecem mais tempo na instituição de ensino durante a semana, participando de atividades pedagógicas, projetos e formação técnica integrada. “Iniciaremos a implementação pelos 1ºs anos, com formações contínuas para os profissionais e adaptações conforme a prática”, explica o diretor.
Segundo Luís Eduardo, o objetivo é oferecer uma formação mais completa. “O desenvolvimento integral do estudante, nas dimensões cognitiva, física, social, emocional e afetiva”, ressalta.
Além das disciplinas regulares, o modelo prevê atividades voltadas ao projeto de vida, orientação profissional, protagonismo juvenil e formação técnica, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para o ensino superior.
Benefícios e impactos para os estudantes
A implantação do ensino integral representa um avanço importante para o município, pois evita o deslocamento dos alunos para outras cidades. “Nossos estudantes poderão fazer uma formação técnica integrada sem precisar sair de São Pedro do Sul”, destaca o diretor.
Com isso, a escola contribui para a permanência dos jovens no município, fortalecendo a educação local e ampliando as possibilidades de futuro. Outro impacto esperado é o fortalecimento do vínculo entre alunos, escola e comunidade, por meio de projetos, oficinas, atividades culturais e esportivas.
Manutenção, formações e matrículas
Durante as férias, foram realizados serviços de manutenção, limpeza e conservação. A direção solicitou recursos para pintura interna e aguarda retorno da mantenedora. A equipe diretiva, professores e funcionários participaram de formações específicas, especialmente voltadas ao ensino integral.
Em relação às matrículas, houve redução no Ensino Fundamental, mas crescimento no Ensino Médio.“Tivemos um aumento de cerca de 15% nas matrículas do Ensino Médio”, informa.
Escola Firmino Cardoso mantém horários e investe em melhorias
Na Escola Estadual Professor Firmino Cardoso Junior, a diretora Camila Campagnolo confirma que o início das aulas também ocorre no dia 18 de fevereiro, sem mudanças nos horários. “Seguimos com o mesmo horário do ano passado, das 7h50 às 12h pela manhã e das 13h às 17h10min à tarde”, explica.
A preparação para o retorno das aulas inclui formações, reuniões pedagógicas e organização interna.

Reformas, organização e quadro de professores
Durante o recesso, foram realizadas matrículas, transferências e pequenas reformas, com pintura externa, reforma de espaços, substituição de mobiliários e limpeza do pátio. Quanto ao quadro funcional, a escola inicia o ano com falta de um professor, mas com atendimento provisório da equipe diretiva.
Orientação aos pais e acolhimento
O retorno contará com atividades de recepção e avaliações diagnósticas. A direção orienta os pais sobre o trânsito em frente à escola, que passou a ter sentido único (centro-bairro).
Expectativas para 2026
As direções destacam a importância da parceria entre escola e famílias.
“Em nome de toda a equipe diretiva, professores e funcionários, desejo que tenhamos um ano letivo de muito aprendizado, superação dos desafios, parceria entre escola e famílias, da forma mais tranquila possível”, afirma Luís Eduardo.
“Em nome de toda a equipe escolar, desejamos a todos um ano letivo de sucesso, que continuemos unidos, família e escola, no propósito de bem cuidar e ensinar nossos alunos”, finaliza Camila.
Por Andressa Scherer Tormes

































































