Nossas redes sociais

Digite o que você procura

Colunistas

Principal opositor de Vladimir Putin, Rafael Navalny, morre em prisão russa

Yens Hernández Argote é formado em Direito na Universidade de Oriente, Cuba no ano 2006. atualmente reside com a família em São Pedro do Sul-RS

Hoje cedo, os principais meios de comunicação de todo o mundo divulgaram a notícia da morte em uma prisão russa do principal opositor de Vladimir Putin, Rafael Navalny.

Rafael Navalny (1976-2024) foi a principal figura visível da oposição ao Presidente russo, Vladimir Putin, morreu hoje numa prisão russa de segurança máxima localizada no Círculo Polar Ártico.

Rafael Navalny (1976-2024) foi a principal figura visível da oposição ao Presidente russo, Vladimir Putin. Foto: Reprodução

Navalny foi membro do partido liberal Yabloko entre 1999 e 2007, do qual se retirou devido a divergências com a liderança antes de ser expulso. Em 2011, convocou manifestações populares nas eleições legislativas devido às denúncias de fraude que fez, pelas quais foi preso.

Em 20218, ele seria candidato nas eleições presidenciais, mas foi estranhamente acusado pelo governo de Putin de um suposto crime de peculato que o manteve fora da disputa.

Durante 2020, ele sofreu uma tentativa de envenenamento pela qual precisou ser transferido para a Alemanha para tratamento médico. Por causa de sua profunda convicção política para lutar contra o regime de Putin, ele retornou à Rússia e foi preso quando chegou ao aeroporto de seu país natal. Enquanto esteve preso na Rússia, ele foi submetido a três julgamentos fraudados, nos quais foi condenado conjuntamente a 30 anos de prisão.

Navalny foi um homem corajoso que, apesar de saber do grande risco de morte que corria a sua vida após a tentativa de envenenamento a que foi submetido, regressou ao seu país, o que fez por sua profunda convicção política, consciente de que a luta pacífica era a melhor forma de chegar à presidência para derrubar o atual governo ditatorial que governava o seu país.

Navalny juntou-se a uma longa lista de pessoas que, de uma forma ou de outra, foram reprimidas pelo ditador Putin, manifestando-se e criticando abertamente o seu Governo.

Yens Hernández Argote.

    Leia também