A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira (11) um alerta para altos volumes de chuva e novos temporais no Estado nos próximos dias, sobretudo na Metade Sul.
O aviso aponta que, ao longo desta semana, há risco de tempo severo em grande parte das regiões, principalmente no Sul, Campanha, Oeste, Centro, Sudeste, Leste e Noroeste. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte.
Nos próximos dias, uma área de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Estado e vai se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria. Nos primeiros dias de setembro, os volumes de chuva ocorridos já superaram a média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul.
A meteorologista Cátia Valente disse que a precipitação volumosa acontece em função dessa combinação de sistemas com reforço do fenômeno climático El Niño. “Nesta época do ano, é normal as chuvas começarem a ter maior frequência e intensidade por causa do fluxo de umidade que vem do Norte do Brasil, trazido em altitude pelos ventos. Associado a isso, temos a influência do fenômeno El Niño e, como um fator adicional, as águas do oceano Atlântico quentes que alimentam ainda mais os sistemas meteorológicos. Tudo isso potencializa frentes frias, baixas pressões e ciclones extratropicais”, explicou.
Para São Pedro do Sul, a MetSul Meteorologia baixos volumes de chuva para a terça, quarta e quinta-feira, com precipitação variando entre 3 mm e 27 mm. O sol volta entre nuvens na sexta-feira, dia 15, e segue até o domingo. As temperaturas seguem amenas durante a semana.





























































